Saude coletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cristina Marquete
Trabalho de Saúde Coletiva

Curso: Biomedicina
Disciplina: Saúde Coletiva
Aluna: Cristina Nascimento Marquete
Prof.ª Sra. Carol
Tema: História da Saúde Pública no Brasil

Setembro/2012
Análise

Entendemos as políticas públicas como sendo o conjunto das diretrizes e referenciais ético-legais adotados pelo Estado para fazer frente a um problema que a sociedade lheapresenta. Em outras palavras, política pública é a resposta que o Estado oferece diante de uma necessidade vivida ou manifestada pela sociedade. Ao responder, o Estado empresta ao problema maior ou menor importância, define seu caráter (social, de saúde, policial etc.), lança mão de instrumentos para seu equacionamento, define responsabilidades (ministérios, Congresso, Judiciário etc.) e adota,ou não, planos de trabalho ou programas. Portanto as políticas públicas são gestadas e implementadas pelos Estados para o enfrentamento de problemas sociais, dentre eles aqueles relacionados à saúde. É fácil perceber que existe uma discrepância entre o conjunto de problemas sociais e a capacidade do Estado de enfrentá-los. Cabe então perguntar como o Estado atribui ao problema de maior ou menorimportância, ou seja, como o Estado prioriza os problemas que serão enfrentados por meio de políticas públicas em determinado período?
Aqui, aparece um conceito importante para o entendimento do processo de implementação de políticas públicas, que é o conceito de ator social, entendido como um coletivo de pessoas ou, no seu extremo, uma personalidade que participa de determinada situação, temorganização minimamente estável, é capaz de intervir nesta situação e tem um projeto. A política de saúde de uma época reflete o momento histórico no qual foi criada, a situação econômica,os avanços do conhecimento científico, a capacidade das classes sociais influenciarem a política etc. O êxito e o grau de implementação de seu(s) projeto(s) dá a dimensão da capacidade de determinadosatores/forças sociais influenciarem a política de saúde em um contexto histórico, em detrimento de outros atores e projetos.
As profundas, amplas e velozes transformações observadas no mundo ao longo das últimas três décadas, principalmente àquelas originadas no campo da política e economia e denominadas de "globalização", têm evidenciado a necessidade de transformação do Estado e por consequênciaproduzido um acalorado debate sobre a abrangência e direcionalidade das políticas públicas. Deve ser acessível a todo cidadão, independente de sua capacidade financeira ou de sua forma (ou possibilidade) de inserção no mercado de trabalho. Deve ser capaz de responder às exigências postas pela transformação do quadro demográfico e do perfil epidemiológico, garantindo a adequação das ações às demandaspostas pelos diferentes quadros sanitários, nas diversas regiões do país; ter como objetivo a construção e a preservação da saúde e não apenas a cura da doença; operar de modo articulado, sujeito aos mesmos princípios e diretrizes, viabilizando a integralidade dos cuidados com saúde e oferecendo serviços de boa qualidade; assegurar tudo isso, contar com um processo decisório participativo esubmeter-se ao controle dos sujeitos sociais.
Durante a República Velha (1889-1930) o país foi governado pelas oligarquias dos estados mais ricos, especialmente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A cafeicultura era o principal setor da economia, dando aos fazendeiros paulistas grande poder de decisão na administração federal. Os lucros produzidos pelo café foram parcialmente aplicados nascidades. Isso favoreceu a industrialização, a expansão das atividades comerciais e o aumento acelerado da população urbana, engrossada pela chegada dos imigrantes desde o final do século XIX. A crescente intervenção médica nos espaços urbanos foi recebida com desconfiança e medo pela população. A retirada à força da população dos ambientes a serem saneados foi constantemente acompanhada pela...
tracking img