Sartre - vida e obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sartre – Vida e Obra – Luiz Carlos Maciel


O importante não é o que fazem de nós, mas o que nós próprios fazemos daquilo que fazem de nós. - Sartre.


O importante a assinalar, aqui, é que essas promessas não cumpridas, essa mobilidade ou mutabilidade constante da mente sartreana, são sintomas do elemento fundamental para a compreensão de Sartre como artista e intelectual, talvez omais importante do século XX.
Sartre forjou, transformou e amadureceu suas idéias em contato vivo e direto com os problemas mais importantes de nosso tempo. O que dá importância a sua obra é sempre a sensibilidade e presteza excepcional com que responde a esses problemas. Para experimentar, viver e agir no seu tempo, Sartre utilizou todos os meios que pode.


A trajetória de Sartrecomeça na crise dos valores ocidentais expressa em seu existencialismo original e desemboca no marxismo.
(Marxismo = é uma elaboração teórica, ditada pelas necessidades do proletariado, mas feita por intelectuais burgueses, grandes ou pequenos. Marx previu a atração que o chamado ponto de vista proletariado exercia no futuro sobre intelectuais pequeno-burgueses.).
Sartre é, portanto, umintelectual pequeno-burgues que finalmente se aproximou do marxismo. Que tenta eliminar de sua mente todos os possíveis resíduos da visão de mundo burguês.

Sua adesão ao proletariado foi, antes de teórica, prática; sua contribuição teórica ao marxismo é, em conseqüência, crítica e criadora.
O objetivo, deste livro, é esclarecer brevemente essa experiência e essa práxis. Elas são a vida ea obra de Sartre. Compreender o processo que fez do autor de A Náusea, uma novela sobre a contingência racial do ser, o filosofo que declarou ser o marxismo "a filosofia insuperável de nosso tempo"; compreender o processo que levou esse fenomenólogo, existencialista e anti-determinista a descobrir que a razão dialética é, não uma ciência acabada, mas o instrumento mais agudo de apreensão darealidade que o homem já descobriu; compreender como o filho de Kierkegaard, Husserl e Heidegger, antagonista de Freud, chegou a se reconhecer irmão de Karl Marx, é compreender Sartre.



Perfil - Ao descrever sobre o existencialismo, Adam Schaff menciona duas tendências filosóficas que remontam ao pensamento grego.
A primeira delas é a da filosofia jônica que procurava a substância originaldo mundo. A preocupação de todos os pré-socráticos é predominantemente ontológica: ventilando hipóteses sobre o fogo, água, etc... eles procuravam a essência do ser.
A segunda é a escola socrática que procurava refletir sobre os problemas práticos e morais da existência humana. Sem duvida alguma, apesar de todas as tentativas de fundamentação ontológica para suas teses, o existencialismo modernoestá ligado a tradição socrática.
Em Sartre, toda a fonte de seu pensamento e de toda sua postura como artista e intelectual é o problema da moral.
Seu horror à metafísica o levou na dec de trinta a solução religiosa de Kierkegaard, Jasper, etc... ate quanto alimentou nele a adesão ao marxismo.

Um verdadeiro moralista, e sua paixão era compreender o homem. A idéia de liberdade é ocoração de todo o pensamento sartreano, desde suas origens até a maturidade. O que é a marca autentica de um moralista.
Confiar na consciência humana é confiar no homem. De nada adianta acreditar que os homens nasceram bons se não se acredita que nasceram livres da mesma forma que de nada adianta acreditar que os homens nasceram livres se não se acredita que nasceram bons.

Compreender Sartreé compreender a paixão fundamental do moralista. Sartre lutou contra o irracionalismo filosófico, o inconsciente psicanalítico e a outros alimentos teóricos à passividade e à preguiça... Seu pensamento surgiu como um balão de oxigênio.

Vamos examinar a vida e a obra de Sartre. Em outras palavras: vamos examinar a experiência efetiva do mundo, a práxis individual de um moralista...
tracking img