autobiografia

Páginas: 13 (3050 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014





ESCOLA ESTADUAL ERICO VERISSIMO








PESQUISA DE FILOSOFIA








TEMA: JEAN PAUL SARTRE -- LIBERDADE






NOME:FELIPE TETTMANN
NUMERO:11
SERIE:2ºE





GUARULHOS/SP
2014


Autobiografia

Jean Sartre nasceu em Paris, no dia 21de junho de 1905, era filho de Jean-Baptiste Marie Eymard Sartre, oficial da marinha francesa e de Anne-Marie Jean Sartre (Nascida Anne Marie Schweitzer). Quando seu filho nasceu Jean-Baptiste tinha uma doença crônica adquirida em uma missão na Cochinchina. Após o nascimento de Jean-Paul ele sofreu uma recaída e retirou-se com a família para Thiviers, sua terra natal, onde morreu em 21 desetembro de 1906 (talvez a ausência da figura paterna em sua vida possa explicar por que Jean Sartre se tornou um homem radicalmente livre, tomada a expressão no sentido que ele lhe dará posteriormente: não existe uma natureza humana, é o próprio homem, numaescolha livre porém “situada”, quem determina sua própria existência). Jean-Paul, órfão de pai, e então com 15 meses, muda-se para Meudon com suamãe, onde passam a viver na casa de seu avós maternos.

O avô de Jean Sartre, Charles Schweitzer nasceu em uma tradicional família protestante alsaciana da qual faz parte, entre outros, o famoso missionário Albert Schweitzer, sobrinho de Charles. Ao fim da guerra franco-prussiana, Charles optou pela cidadania francesa e tornou-se professor de alemão em Mâcon onde conheceu e casou-se com LouiseGuillemin, de origem católica, com quem teve três filhos, George, Émile e Anne-Marie.

Em 1911, a família Schweitzer mudou-se para Paris. Passa a ter acesso à biblioteca de obras clássicas francesas e alemãs pertencente ao seu avô. Após aprender a ler, Jean-Paul alterna a leitura de Victor Hugo, Flaubert, Mallarmé, Corneille, Maupassant e Goethe, com os quadrinhos e romances de aventura que sua mãecomprava semanalmente às escondidas do avô. Jean Sartre considerava serem essas suas "verdadeiras leituras", uma vez que a leitura dos clássicos era feita por obrigação educacional. A essas influências, junta-se o cinema, que frequentava com sua mãe e que se tornaria mais tarde um de seus maiores interesses.

Em 1921 retorna ao Liceu Henri IV, agora como interno. Encontra Paul Nizan e os doistornam-se amigos inseparáveis. De 1922 a 1924, ambos estudam no curso preparatório do liceu Louis-le-Grand, onde se preparam para o concurso da École Normale Superieure. Nessa época despertou seu interesse pela filosofia. Sua primeira influência importante foi a obra de Henri Bergson.

Em 1928 presta o exame de mestrado e é reprovado. Durante o ano de preparação para a segunda tentativa, estuda comNizan e René Maheu na Sorbonne. Conhece a namorada de Maheu, Simone de Beauvoir que mais tarde se tornaria sua companheira e colaboradora até o fim da vida. Na segunda tentativa do mestrado, Jean Sartre passa em primeiro lugar, no mesmo ano em que Beauvoir obtém a segunda colocação.

Jean Sartre e Beauvoir nunca formaram um casal monogâmico. Não se casaram e mantinham uma relação aberta. Suacorrespondência é repleta de confidências sobre suas relações com outros parceiros. Além da relação amorosa, eles tinham uma grande afinidade intelectual. Beauvoir colaborou com a obra filosófica de Jean Sartre, revisava seus livros e também se tornou uma das principais filósofas do movimento existencialista. Sua obra literária também inclui diversos volumes autobiográficos, que frequentementerelatam o processo criativo de Jean Sartre e dela mesma.

Em 1933, ele é apresentado à fenomenologia de Husserl por Raymond Aron, que havia retornado de um período como bolsista do Institut Français em Berlim. Percebendo a semelhança dessa corrente à sua própria teoria da contingência, Jean Sartre fica fascinado e imediatamente começa a estudar a fenomenologia através de uma obra introdutória. Por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Autobiografia
  • autobiografia
  • Autobiografia
  • Autobiografia
  • Autobiografia
  • Autobiografia
  • Autobiografia
  • autobiografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!