Jean paul sartre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA - FESP
CURSO DE DIREITO














A VIDA E OBRA DE JEAN PAUL SARTRE



















CELSO GERMANO CARVALHO LACERDA


























JOÃO PESSOA
2012.2



CELSO GERMANO CARVALHO LACERDAA VIDA E OBRA DE JEAN PAUL SARTRE




Trabalho Para à Disciplina de Filosofia Geral do curso de Direito da Faculdade de Ensino Superior da Paraíba – FESP, semestre 2012.2



Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ruth Pessoa GondimJoão Pessoa
2012.2




SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 BIOGRAFIA DE JEAN PAUL SARTRE 3
2.1 CRONOLOGIA 6
3 O EXISTENCIALISMO ATEU E HUMANISTA DE JEAN PAUL SARTRE 8
4 OBRAS DE JEAN PAUL SARTRE 9
4.1 O SER E O NADA....................................................................................................9

4.2 ENTRE QUATROPAREDES................................................................................10

5 ATUALIDADE E PERMANÊNCIA DE JEAN PAUL SARTRE...................................10

6. INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA PEDAGOGIA NO BRASIL..............11

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................13

REFERÊNCIAS 14




1 INTRODUÇÃOAo iniciar este trabalho sobre vida e obra de Jean Paul Sartre é importante dizer que pensar, questionar, transformar ideias em conceitos, é algo natural da filosofia. Desde muito cedo, Sartre enveredou pelo caminho das indagações humanas e bebeu da fonte da filosofia para se tornar um dos pensadores que mudaram o mundo através das suas ações e ideias.
Muito cedo, foi direcionado aomundo das palavras. Criativo e inquieto, transformava tudo o que lia em divagações e neste cenário construía os seus “castelos de ilusões”. Fez com as palavras pactos indissolúveis, as frases fluíam com extrema facilidade, escrever para ele seria vital. Ao ganhar uma máquina de escrever aos dez anos, como consequência de seu intenso e precoce amor pela leitura, já havia definido, mesmo queinconscientemente, o que faria durante toda a sua vida, seria escritor.
Em 1924, Sartre então com dezenove anos, ingressa na Escola Normal Superior, para cursar filosofia e construir uma historia rica em acontecimentos e inusitada em comportamentos. Sempre atuante e convicto do que acreditava ser certo, não esquivou-se das dificuldades da guerra, e com suas ideias lutou por uma sociedade justa elivre.
Através das palavras, criou a sua marca, construiu uma personalidade, e com elas viveu um tórrido caso de amor tendo como fruto o Existencialismo Ateu Sartreano, que quebrou paradigmas, chocou os mais tradicionalistas e conduziu o homem a olhar para si, compreendendo melhor o outro, seus comportamentos e omissões.
O presente trabalho discorrerá acerca da importância doExistencialismo de Sartre para a filosofia, como ele influenciou o comportamento do homem europeu ao se enxergar radicalmente livre e ao decretar que o homem estava condenado à liberdade, abstraindo-o das convenções e regras impostas pelas sociedades e de explicações teológicas ou científicas para seus comportamentos e escolhas. Do seu olhar sobre si mesmo, detectando as imperfeições de caráter, as falhasde personalidade e um mundo de possibilidades para sermos pessoas melhores, altruístas e capazes de conviver com as diferenças pertinentes ao ser humano.


2. BIOGRAFIA
A história da vida de Jean Paul Sartre inicia-se no ano de 1905, quando no dia 21 de junho sua mãe Anne-Marie Sartre da à luz ao seu único filho. Quinze meses depois, mudaram-se para a cidade de Meudon, voltando para a...
tracking img