Sara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À ELETROESTÉTICA

Eletroterapia não é sinônimo de aparelho, é a ciência. É uma ciência que estuda os conceitos físicos que são utilizados na fabricação dos aparelhos.A eletroterapia, em seu conceito amplo, é o estudo de recursos físicos (não apenas elétricos) utilizados em terapias e na obtenção de diagnóstico.
No nosso caso, restringiremos o estudo aos recursos utilizados emterapias estéticas, comprovados clínica e cientificamente.
Os equipamentos eletroestéticos são a materialização tecnológica dessa ciência. Eles são, portanto, os meios de se aplicar os recursos eletroterápicos nos clientes.

A importância da eletroterapia nos tratamentos estéticos
Quando um profissional de estética recebe um cliente pela primeira vez, existe um procedimento padrão a ser seguido, queconsiste em:

AVALIAÇÃO ESTÉTICA DIAGNÓSTICO TRATAMENTO

Um protocolo de tratamento é, basicamente, a combinação lógica, corretamente seqüenciada, de três tipos de técnicas e/ou tecnologias:
• técnicas manuais
• tecnologia farmacológica (cosméticos e cosmecêuticos)
• tecnologia eletroestéticaPortanto, os recursos eletroestéticos são meios auxiliares de uma seqüência de tratamento.
A eletroestética não é o objetivo final – em outras palavras:
“Um equipamento que utiliza recursos eletroestéticos, isoladamente, não é capaz de resolver um problema estético”.

Conclusão:
“O que resolve um problema estético é a competência do profissional. Este necessita de vasto conhecimento e boaexperiência para avaliar o cliente, determinar o diagnóstico, indicar o recurso mais adequado e aplicá-lo com precisão.”

Objetivos do uso de equipamentos eletroestéticos nos tratamentos estéticos
1º - Diminuir o tempo de resposta do tratamento.
Um equipamento de boa qualidade permite que o profissional que aplica o tratamento consiga obter resultados num intervalo de tempo bem menor. Isso éfundamental, uma vez que o cliente tem pressa em alcançar esses resultados.
2º - Melhorar a qualidade do resultado do tratamento.
Os equipamentos de última geração permitem que o profissional de estética obtenha resultados até então inimagináveis. No entanto, para que isso ocorra, os equipamentos precisam ser construídos com tecnologia de ponta, o que obriga o profissional que o utiliza a possuir umagrande dose de conhecimento, obtida através do estudo constante e da dedicação permanente.

3º - Aumentar a rentabilidade do profissional de estética.
Estabelecimentos equipados com tecnologia de ponta conseguem, sem comprometer a qualidade do atendimento, tratar mais clientes, devido à redução no tempo de cada sessão.

ALTA FREQUÊNCIA

Conceito
É um aparelho que trabalha com correntesalternadas de alta frequência, entre 100.000 e 200.000 Hz, com uma tensão que oscila entre 25.000 e 40.000 V e uma intensidade da ordem de 100 mA , produzindo uma descarga elétrica sobre a pele.

Constituição física
O aparelho consiste num gerador de alta frequência, num porta-eletrodos e em diversos eletrodos de vidro. Os eletrodos de vidro são ocos e contêm em seu interior um vácuo parcial, querdizer, ar rarefeito ou um outro gás. A passagem da corrente provoca uma ionização das moléculas de gás, as quais, sob o forte impacto energético, tornam-se fluorescentes. Os eletrodos provocam a formação de ozônio ao nível da pele.

EFEITOS
a) Fisiológicos
* Térmico
O principal efeito das correntes de alta frequência ao atravessar o organismo é a produção de calor. Do efeito térmico sepode deduzir outro efeito como o de vasodilatação periférica local. Devido ao calor gerado, se consegue um aumento do fluxo sanguíneo e por tanto se produz uma melhora do trofismo, oxigenação e metabolismo celular.
É um efeito comum a todas as formas de aplicação: Se acentua mais nos casos em que o eletrodo se coloca a uma ligeira distância da pele do que quando está em contato direto.
O efeito...
tracking img