Sapezal e o cultivo da soja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 SAPEZAL E O CULTIVO DA SOJA 4

3 CONCLUSÃO 9

4REFERÊNCIAS10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei apresentar um pouco sobre a cidade de sapezal, sua localização e suas peculiaridades. Destacando uma das principais atividades agrícolas do município que é a produção de soja. Haja vista que alem da soja temos também a produção de milho, algodão e o arroz.Também abordarei um pouco do processo de manejo para o cultivo da soja, e como o solo é preparado para receber o grão. Aonde na visão do agricultor os processos de manejo ou/e correção do solo só traz benefícios e não impactos ao meio ambiente.




sapezal e o cultivo da soja


A cidade de Sapezal está localizada na latitude sul 13º 32’ 48”, longitude oeste 58º 48’55”, na Mesorregião 127, Microrregião de Parecis (Nº04), Chapada dos Parecis, médio norte do Estado do MT, Região Centro-Oeste do Brasil. Com a fluência dos Rios Juruena e Papagaio quais entremeia este municipio. A formação do núcleo urbano de Sapezal está ancorada em uma proposta de colonização do Grupo Maggi, que deu esta denominação à cidade em referência ao Rio Sapezal. A atual zona urbanacomeçou a ser povoada com a abertura da estrada MT – 235 (Estrada Nova Fronteira) e do Loteamento da Cidezal Agrícola, de propriedade de André Antônio Maggi, em meados de 1987.
Os pioneiros foram colonos sulistas, a maior parte vinda do Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná que chegaram nas décadas de 70 e 80. Citamos alguns: Paulino Abatti, RicardoRoberto, Arno Schneider, Eriberto Dal’Maso, entre outros.
O municipio tem uma população total de 14.254 habitantes, segundo IBGE (contagem de 2007), dos quais 10.621 (74,51 %) residem na cidade e 3.633 (25,49 %) na zona rural. Os habitantes do sexo masculino (59,10 em virtude dos trabalhos agricolas na região) números bem superiores ao do sexo feminino (40,9%). É uma população jovem,pois 59,8% da população estão na faixa de idade entre 01 e 29 anos. O Município de Sapezal registra 1,04 habitantes por km2 (densidade demográfica – índice levando-se em conta a população de 14.254 habitantes).
O clima equatorial é bem definido nessa região, quente e umido definindo assim duas estações , chuvosa e seca,ao longo do ano.



As Atividadesdesenvolvidas em Sapezal
Hoje o municipio de Sapezal conta com uma área de 13.696 km2, sendo 4.934 Km2 de área indígena. Está a uma altitude de 561 metros acima do nível do mar, e localiza-se a 480 km da capital do Estado, Cuiabá. As principais atividades econômicas praticadas no minicípio é composta principalmente pela agricultura, com a cultura de soja, arroz, milho, algodão e a pecuária.Com a economia, predominante agrícola, o município hoje é conhecido, como um dos maiores produtor de grãos do país, destacando-se principalmente na produção de soja, algodão e milho, atraindo a atenção de investidores, devido a grande oferta de matéria prima.
Uma das principais características do fator econômico do município consiste no desenvolvimento do setorprimário, secundário e terciário. O setor primário segmento importante para a economia é o que produz matéria-prima para a indústria, nos seus mais diversos segmentos, pois produz a matéria prima, onde pode ou não industrializa-la ou também exporta-la. Como podemos ver nos dados abaixo:
Soja - 368.000 há Arroz – 2.161 ha.
Algodão - 57.095 ha., Milho – 125.000 há.

No município...
tracking img