Santo agustinho e sao tomas de aquino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo falar da vida de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Santo Agostinho nasceu em 13 de Março de 354 a.C, e São Tomas de Aquino em 1225.
Eles foram os maiores pensadores da Patrística e da Escolástica. Eles se basearam na filosofia de grandes pensadores, Santo Agostinho, se baseou na filosofia de Platão, enquanto São Tomás de Aquino, emAristóteles.
Com isso cada um em seu espaço, eles foram estudando suas ideias, ambos acreditavam que tudo se deu através de Deus, e que por meio dele o homem é capaz de chegar a sabedoria extrema.

1 SANTO AGOSTINHO

Santo Agostinho nasceu em 13 de Março de 354 a.C, em Tagaste, pequena cidade, que atualmente é conhecida como Argélia. Ele morreu em 28 de Agosto de 430 a.C, aos 76 anos. SantoAgostinho era considerado um grande pensador em sua época.
A filosofia de São Agostinho era voltada para as vidas das pessoas, é a procura da vida que devemos encaminhar-se para o bem, para são Agostinho deus é responsável por toda a criação de todo o mundo, de todas as coisas ele era perfeito e fazia tudo muito bem, Deus é realista, e tem muita inteligência. Deus era um ser imortal do mais alto grau,tudo foi criado por ele, Ele criou o mundo mais não acabou.
Ele criou coisas a partir do nada, ele criou o mundo através dos princípios que segundo quais ele sabia, porque ele sabia que o mundo se transformaria para santo Agostinho Deus criou tudo ao mesmo tempo e ao mesmo momento, Deus deu origem a vida e a transformou em varias formas de seres, como todos os seres o homem e fruto de Deus. Noentanto os homens e os outros seres são considerados a semelhança de Deus, por serem seres superiores criados por ele.
Santo Agostinho tem impossibilitado a capacidade dos seres humanos de atuar sobre os fenômenos que acontece no céu e no mar. Para são Agostinho Deus é um ser supremo, e por isso não poderia criar o mal, sendo assim no mundo não poderia existir o mal, por que ele foi criado porDeus, Ele criou tudo perfeito, o mal que podemos perceber e que temos visões, mais profunda de algo que podemos mudar o mundo de verdade. Para Santo Agostinho o mal e a aprovação do bem, E as pessoas se afastam de Deus e com isso se distancia do bem, para Santo Agostinho os desejos e criador e livre, e é pelos desejos que as pessoas deixam o corpo dominar a alma e chegar-se a regredir. Para SantoAgostinho a alma é imortal, e por isso estaria acima do corpo comandando.
Para Santo Agostinho o corpo e a previsão da alma e fonte de todos os males, quando a alma se submete ao corpo ela fica presa nele, e não tem força para sair do estado em que caiu, e em que se encontram. As pessoas devem se desviar das coisas malditas e carnais, e ir a busca das espirituais, que o levarão a Deus, o levarãoao bem, embora a decadência humana ocorra por livre arbítrio, voltando-se novamente para o bem e para Deus.
De acordo com Santo Agostinho, não é uma opção das pessoas seguir o bem, é necessário uma graça divina para que o homem possa sair do pecado.
Os conhecimentos de salvação encerra uma contradição. Relacionando o pecado e a vontade, Santo Agostinho coloca nas mãos das pessoas aresponsabilidade de aproximar-se do seu destino, isso faz com que seja limitado quando requer uma predestinação absoluta.
Para Santo Agostinho a sabedoria pode ser vista nas coisas sensíveis (provenientes do sentido) e as coisas não inteligíveis (provenientes da razão). Dessa forma, os sentidos são imprescindíveis para a formação do conhecimento. Porém, os conhecimentos podem não estar se referindo ascoisas que se referem ao sentido, mas sim por meio da mente humana, são as coisas inteligíveis. Neste tipo de conhecimento, é colocado o conhecimento platônico de recordação. Uma vez que os sentidos funcionam como um meio de estimulo de uma auto reflexão.
A partir desse conhecimento, as opiniões já existentes vão emergindo na mente, porém não estão relacionadas ao sentido. Neste caso os sentidos...
tracking img