Santa casa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Descrição da organização

1. Denominação e forma de constituição

Hospital Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

Entidade sem fins lucrativos e também uma associação religiosa, regida pelas leis Canônicas da Igreja Católica.

2. Dados e fatos relevantes da origem da organização.

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de fora foi fundada em 06 de agosto de1854 pelo Barão da Bertioga José Antonio da Silva e por sua esposa a Baronesa Maria José Miquelina da Silva. É a terceira instituição mais antiga da cidade

Braz Bernardino assumiu a Provedoria em 1987, e se esforçou bastante, junto com o Dr.Ermenegildo Villaça e Dr.Edigard Quinet para o desenvolvimento e ampliação dos serviços e acomodações do hospital.

Em janeiro de 1898, foramcontratadas pelo coordenador Braz Bernardino as irmãs de Santa Catarina para a administração interna do hospital.

Em 1903, foi construído o jardim na frente do hospital, quem forneceu a planta foi o engenheiro João Lustosa. Em 1911, já existiam vários pavilhões e estava em construção uma sala de operações. Com o desenvolvimento do hospital, foi inevitável a construção de um novo edifícioEm julho de 1942, na gestão do Provedor Alberto Andrés, foram assinados os desenhos originais do atual prédio da SANTA CASA, mas o lançamento da pedra fundamental só ocorreu em 22 de janeiro de 1948. A data foi escolhida porque era o dia do aniversario de João nogueira filho, quem doou grande parte de sua fortuna para a construção do hospital.

A Irmandade é a mantenedora dohospital. É formada por 100 membros. Elege um conselho de administração, e esse conselho elege uma diretoria formada por: Presidente, Vice-Presidente e Diretor-Secretário. Esses cargos não são remunerados devidos ser um trabalho voluntário.

1.3 Natureza e ramo de atuação

Atua na área de prestação de serviços de assistência médica-hospitalar.

4. Informações sobre o porte da empresaA Santa Casa de Misericórdia de Juiz de fora, por conter 1772 funcionários e mais 750 médicos cadastrados é considerada uma empresa de grande porte.

1.5 Principais equipamentos

Os principais equipamentos utilizados na Santa Casa são: monitor cardíaco, cardioversor,eletrocardiógrafo,carrinho de anestesia, respirador, oxímetro, capnógrafo, auto clave, raio-x,processadora deraio-x,mesa cirúrgica, foco cirúrgico,foco móvel, bisturi camas, macas, bomba de infusão,bomba de seringa, aparelhos de pressão, mamógrafo,incubadora,berço aquecido,foto terapia,aspirador de secreção, balanças pediátricas,balanças, centrífuga, microscópio,arco-cirúrgico, marca passo,banho Maria.

1.6 Composição da força de trabalho, incluindo quantidade de pessoas, percentuais por nível deescolaridade, por níveis de chefias ou gerenciais, por regime jurídico de vinculo.

A Instituição é composta por 1772 colaboradores, sendo que:

19% Possuem ensino fundamental 1% possui mestrado

59% Possuem ensino médio 1% possui doutorado

18% Possuem ensino superior

2% Possuem pós-graduação



[pic]

Figura 1 : Representação do Nível deEscolaridade

Fonte : Elaboração Própria

Além dos colaboradores existem 750 médicos, de diversas especialidades que também atendem no hospital. As especialidades mais procuradas são: cardiologista, ginecologista, gastroenterologista, mastologista, nefrologista, neurologista, entre outros.

1.7 Principais serviços

Os principais serviços oferecidos na instituiçãosão: consultas, partos, atendimento de urgência e emergência, exames laboratoriais e de alta complexidade, cirurgias, principalmente de coração, já que o hospital é considerado o melhor hospital do coração do país.

1.8 Denominações dos principais tipos de fornecedores, principais insumos, matérias primas, e serviços por eles fornecidos

Os fornecedores são selecionados tendo como...
tracking img