Saneamento basico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LUTAS DE GATOS: COMO SEPARAR AS FERAS
ARCADENOE.SAPO.PT

Sexta, 06 de Agosto 2010

Em casas onde há mais do que um gato, o perigo de lutas está sempre presente.

Os gatos são animais solitários e extremamente territoriais, têm todas as capacidades que lhes permitem sobreviver sozinhos e não dependem da família para se sentirem seguros, exceptuando as crias.
Motivo de discórdia

Aoforçar a convivência com outros animais, os gatos vêm-se forçados a adaptar o comportamento que lhes é natural.

Os gatos podem lutar por variados motivos: defesa de território, posição hierárquica ou agressão desviada.

Defesa de território
Os gatos são animais bastante territoriais, mais do que os cães. Tanto fêmeas como machos defendem o território. As fêmeas tornam-se ainda mais irritáveis setiverem crias. Numa casa com 2 ou mais gatos, cada um tem de diminuir o território que dominam. Muitas vezes só reclamam como seu o espaço onde dormem ou onde guardam os brinquedos. Se um gato não respeitar as fronteiras do território, isso é razão mais do que suficiente para atacar na mente dos gatos.

Posição hierárquica

Quando há um ou mais gatos jovens a partilhar o espaço com um gatoadulto, geralmente estabelece-se uma hierarquia em que o mais velho lidera. Ao crescerem, os jovens desafiam a liderança do alfa. O gato dominante geralmente ocupa o local mais alto da casa e por vezes marca (urina) no território (casa). 

Agressão desviada

Os gatos podem atacar um outro gato como frustração por não poderem atacar quem realmente desejam, sobretudo os gatos de interior. Istoacontece geralmente quando o gato observa da janela um pássaro ou outro gato e não consegue alcançá-los. Os gatos quando ficam irritados entram num modo nervoso e violento do qual vão saindo progressivamente. Podem demorar algum tempo a acalmarem-se. Se nesse espaço de tempo encontrarem outro gato, podem descarregar nele a frustração.

A brincar ou a lutar?

A maioria das lutas entre gatos queconvivem diariamente são a brincar. Os gatos aprendem as técnicas de caça e luta desde pequenos, com a progenitora e com os irmãos. Tudo começa com brincadeira e vai progressivamente tornando-se mais sério quando atingem a idade adulta.

Os gatos adultos permanecem brincalhões e lutam a brincar com tudo que lhes aparece à frente, objectos e animais. Mas por vezes o que começa como uma brincadeirapode tornar-se algo mais sério.

Não é difícil distinguir quando uma luta é a brincar ou fica mais séria. Nos dois casos, os gatos perseguem, bufam e mordiscam.

Alguns sinais de que a luta é a sério são:
* Gritos - Se um dos gatos miar de dor, então a luta não é a brincar;
* Dominância excessiva – Nas brincadeiras, os gatos tanto são o dominante como o dominado. Se não há troca depapeis a luta em princípio não é de “faz-de-conta”;
* Bufar prolongado – Bufar duas ou três vezes é normal, mas se este comportamento se prolongar, então o gato prepara-se para atacar;
* Feridas – Nas brincadeiras, os gatos não magoam o companheiro. Se um animal feriu o outro, então é porque a luta é a sério.

Por fim à luta

Os gatos quando se envolvem em lutas ficam de tal forma focadosnela que têm dificuldade em aperceber-se do que se passa à sua volta. O nível de stress e  adrenalina estão no máximo e se se intrometer, é provável que o gato o ataque também na tentativa de atacar o outro gato. 

Os donos ficam alterados quando se apercebem que os seus gatos estão a lutar. Por vezes gritam e esbracejam na tentativa de os separar, mas isso só piora. Os gatos respondem ao nívelde stress do dono ficando ainda mais nervosos.

Borrifar o gato com água é desagradável na maioria dos casos, mas quando se trata de lutas não é um fio de água que os incomoda, a não ser que seja uma mangueirada no jardim para gatos de exterior.

O que geralmente resulta melhor é um som brusco que os assuste, como por exemplo, o barulho do aspirador, um assobio ríspido, bater com algo no...
tracking img