Saneamento Básico

4014 palavras 17 páginas
ESCOLA ESTADUA DE ENSINO MÉDIO GOMES FREIRE DE ANDRADE

Saneamento Básico

Nome: Gabriel H. Horn e Laura M. Brönstrup
Disciplina: Seminário Integrado
Professor: André Luíz Brönstrup
Turma: 221 Turno: Manhã

Teutônia, setembro de 2013
Sumário
Dedicatória
Dedicamos este trabalho para o Professor André Luís Brönstrup e a Professora Aline Stacke, que nos auxiliaram na formação do trabalho, além de nos esclarecer dúvidas. Agradecemos pela motivação, auxílio e dedicação.

Introdução
A importância do saneamento e sua relevância à saúde humana remontam às mais antigas culturas. O desenvolvimento do saneamento sempre esteve ligado à evolução das civilizações. No Velho Testamento existem diversas passagens vinculadas às práticas sanitárias do povo judeu, como o uso da água para limpezas, assim, os poços para abastecimento eram mantidos tampados, limpos e longe de possíveis fontes de poluição. Atualmente, a gestão dos serviços de saneamento básico permanece para a elaboração dos planos de trabalho, dos instrumentos de regulação e de planejamento, mais ainda para que a população possa fiscalizar e exigir a implantação desses serviços e seu constante aprimoramento.
O “Instituto Trata Brasil” (http://www.tratabrasil.org.br/datafiles/ uploads/ estudos/pesquisa16/manual-imprensa.pdf) acredita que somente a sociedade civil pode atuar de forma decisiva para que o poder público universalize os serviços de saneamento básico. Pretendemos informar a população sobre a importância desses serviços, bem como seus direitos e deveres, esperamos que a própria população difunda o assunto e conhecimentos adquiridos, o que irá contribuir para que as metas de universalização sejam conhecidas e alcançadas por todos, o que garantirá uma melhor qualidade de vida a todos os brasileiros, independentemente da sua condição econômica ou social.
O mundo carrega uma grande carga na questão de saúde, conforme o tempo

Relacionados