Samu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ATENDIMENTOS DE ACIDENTES DO SAMU NOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA CUIABANA – MT EM 2010

Jonas Marcelo Pereira da Silva, Helen Cristina



RESUMO

O atendimento Pré Hospitalar (APH) pode ser definido como toda e qualquer assistência realizada, direta ou indiretamente, fora do âmbito hospitalar, com o intuito de dar a melhor resposta à solicitação do usuário visando à manutenção da vidae/ou a minimização das seqüelas.
Descritores: atendimento pré-hospitalar, urgência e emergência, gestão em saúde.

ABSTRACT

The Pre Hospital Care (PHC) can be defined as any service performed, directly or indirectly out of the hospital in order to give the best response to the user in order to maintain life and / or the minimizing consequences.
Descriptors: prehospital care, urgency andemergency, health management.



INTRODUÇÃO

O termo emergência médica identifica-se como problemas de saúde que necessitam de cuidados especializados imediatos para evitar a morte ou complicações graves ao indivíduo, e a urgência médica é definida como aquela situação que afeta ou coloca em perigo a saúde de uma ou de mais pessoas. Sob esse aspecto, o Conselho Federal de Medicina, CFM(1995), através da Resolução 1.451/95, definiu a urgência como sendo uma ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata, diferenciando da emergência em que conceituou como a constatação médica de condições de agravo à saúde que implicam em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamentomédico imediato. As urgências médicas podem ser conceituadas como um evento caracterizado como vital pelos indivíduos e/ou pela sociedade, e que apresenta uma gravidade considerada ameaçadora á integridade física ou psicológica da pessoa. As emergências são passíveis de tratamento, desde que reconhecidas e rapidamente tratadas.
O grau de urgência é uma combinação multifatorial complexa, onde não setrata apenas do conhecimento médico ou de patologias, a qualificação do grau de urgência está associada a dois grupos de fatores, sendo um deles médico, técnico e o outro social. Assim, a urgência médica é prioritária em relação a certos pacientes, porque sua patologia evolui muito rápido para estados graves, sendo esta uma das razões que delimitam a organização dos cuidados de urgência, quando tratada noção de prioridade ou conflito de status social de uma urgência em relação à outra.
Alguns autores relatam que o principal objetivo dos serviços de emergência é diminuir a morbi-mortalidade e as sequelas incapacitantes, para tanto é preciso garantir os elementos necessários para um sistema de atenção de emergência relacionados a recursos humanos, infraestrutura, equipamentos e materiais, demodo a assegurar uma assistência integral, com qualidade aceitável e contínua.
O APH pode ser definido como toda e qualquer assistência realizada, direta ou indiretamente, fora do âmbito hospitalar, com o intuito de dar a melhor resposta a solicitação de ajuda ao usuário. Essa resposta
pode variar de um simples conselho ou orientação médica ao envio de uma viatura de suporte básico ou avançadoao local da ocorrência, visando à manutenção da vida e/ou a minimização das sequelas.
Segundo o Ministério da Saúde, o APH é classificado em fixo e móvel, o APH fixo é a assistência prestada ao usuário num primeiro nível de atenção, através das unidades básicas de saúde. O APH móvel pode ser definido como sendo o atendimento que procura chegar precocemente à vítima após ter
ocorrido o agravo àsaúde (clínico, cirúrgico, traumático, ou psiquiátrico), com risco de sofrimento, seqüelas ou morte, necessitando, portanto, de socorro ou transporte adequado para um serviço de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel
de Urgência- SAMU de Cuiabá-MT

A portaria n. 2048/GM estabelece os recursos técnicos e financeiros referentes à instalação e manutenção do SAMU nos municípios, destinando uma...
tracking img