Samu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

1.1 - O que é Samu?
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), (2009.p.01) coloca que:

“É o serviço de atendimento móvel de urgência,é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em caso de emergência.
Com o Samu, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação emhospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona vinte e quatro horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares deenfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica e de saúde mental da população”.

O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar:residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após a chamada gratuita feita para o número de telefone 192. A ligação é atendia por técnicos na Central de regulação que identificam aemergência, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoaque fez a chamada sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente; orienta a pessoa procurar um posto de saúde; designa uma ambulância desuporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou; de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel com médico e enfermeiro. Com poder de autoridadesanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e dessa maneira reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade. (Samu 2009).
O Samu é oprincipal componente da política nacional de atenção as Urgências, criada em 2003 que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade e agilidade no atendimento. (Samu, 2009)....
tracking img