Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Proteínas
A palavra proteína vem do grego proteios, que significa de suma importância. Junto com a água, as proteínas são os constituintes principais de todas as células do corpo. São mais complexas que os carboidratos e as gorduras. São uma fonte valiosa de energia. A oxidação de 1g de proteína produz 4kcal o mesmo que a oxidação de 1g de carboidrato. Animais não podem sintetizar proteínas apartir de matérias primas. Eles devem obter suas proteínas das plantas ou de outros animais, que por sua vez obtiveram suas proteínas das plantas.
As proteínas estão envolvidas na construção de novas células, manutenção das existentes e substituição das antigas. Também estão na regulação dos processos metabólicos, hormônios são proteínas que regulam inúmeras atividades metabólicas, entre elespodemos citar a insulina e o glucagon, que possuem função antagônica no metabolismo da glicose. Na catálise de reações químicas, as enzimas são o grupo mais variado de proteínas, praticamente todas as reações do organismo são catalisadas por enzimas. No transporte de substâncias, podemos encontrar proteínas transportadoras nas membranas plasmáticas e intracelulares de todos os organismos. Elastransportam substâncias como glicose, aminoácidos e etc. através das membranas celulares. Também estão presentes no plasma sanguíneo, transportando íons ou moléculas específicas de um órgão para outro. A hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos transporta gás oxigênio para os tecidos. O LDL e o HDL também são proteínas transportadoras. Na defesa do corpo contra infecções, os anticorpos são proteínasque atuam defendendo o corpo contra os organismos invasores, assim como de ferimentos, produzindo proteínas de coagulação sanguínea. Os venenos de cobras, toxinas bactérias e proteínas vegetais tóxicas também atuam na defesa desses organismos. Na transmissão das características hereditárias (nucleoproteínas) e na atividade muscular (contração). São componentes da pele, do cabelo e das unhas, bemcomo dos tecidos conjuntivo e suporte. As proteínas participam da arquitetura celular, conferindo formas, suporte e resistência, como é o caso da cartilagem e dos tendões, que possuem a proteína colágeno.
Proteínas são polímeros constituídos de unidades simples (monômeros) chamadas aminoácidos. Um aminoácido é um ácido orgânico no qual o carbono unido ao grupo carboxila (-COOH) está tambémligado a um grupo amina (-NH2). Além disso, esse carbono se encontra ligado a um hidrogênio (H) e a um resíduo lateral (R), que é diferente em cada tipo de aminoácido, ou seja, aminoácidos são formados por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, alguns possuem também átomos de enxofre e fósforo. Embora existam mais de 150 aminoácidos, apenas 20 são encontrados nas proteínas, unidos porligações peptídicas para formarem as proteínas. Uma combinação de dois aminoácidos constitui um dipeptídeo; de três, tripeptídeo. Quando se unem entre alguns aminoácidos, o composto é um oligopeptídeo. Finalmente um polipeptídeo é formado por muitos aminoácidos. A maior proteína do organismo contém cerca de 27000 aminoácidos.
Os aminoácidos são compostos anfóteros, ou seja, eles podem reagir tantocomo ácidos quanto como bases. Quando um aminoácido é colocado em uma solução básica, ele forma um íon de carga negativa que será atraído em direção a um eletrodo de carga positiva. Em uma solução ácida, o aminoácido forma um íon de carga positiva que será atraído por um eletrodo de carga negativa. Em um determinado valor de pH, no ponto isoelétrico, o aminoácido será neutro; ele não migrará emdireção a nenhum dos eletrodos. Uma vez que os aminoácidos são anfóteros, as proteínas também são anfóteras. Essa natureza anfótera das proteínas explica sua capacidade de atuar como tampões no sangue; elas podem reagir com ácidos e bases para evitar um excesso de qualquer um dos dois.
Existem quatro níveis de organização das proteínas. A estrutura primária de uma proteína refere-se ao número e...
tracking img