Samba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Samba




Origem:
O samba é indiscutivelmente o gênero musical que confere identidade ao Brasil. A palavra samba está no desdobramento ou na evolução do vocábulo "semba", que significa umbigo em quimbundo (língua de Angola). O termo "semba" - também conhecido por umbigada ou batuque - designava um tipo de dança de roda praticada em Luanda (Angola) e em várias regiões do Brasil,principalmente na Bahia.
O samba, como conhecemos atualmente, tem origem afro-baiana, temperado com misturas cariocas. Nasceu da influência de ritmos africanos, no meio do século XIX adaptados para a realidade dos escravos brasileiros e, ao longo do tempo, sofreu inúmeras transformações de caráter social, econômico e musical até atingir as características conhecidas hoje.
O gênero,descendente do lundu (canto e dança populares no Brasil do século XVIII), começou como dança de roda originada em Angola e trazida pelos escravos, principalmente para a região da Bahia. Também conhecido por umbigada ou batuque, consistia em um dançarino no centro de uma roda, que dançava ao som de palmas, coro e objetos de percussão e dava uma ''umbigada'' em outro companheiro da roda, convidando-oa entrar no meio do círculo.


As transformações do Samba
O samba sempre esteve em constante evolução. Ainda na década de 30 surgiram as Escolas de Samba, que eram, por sua vez, uma evolução dos blocos carnavalescos. Nasceram no bairro do Estácio, no Rio, e logo se espalharam pelo resto da cidade. O ritmo era outro, mais acelerado, e ficou conhecido como samba-enredo.
Logosurgiria outra variação: o samba canção. Conhecido como samba de meio do ano, o samba canção era mais compassado e melódico. Figuras como Noel Rosa, Ary Barroso (Aquarela do Brasil), Lamartine Babo, Braguinha (João de Barro) foram seus principais expoentes.
Na década de 50 aparecia o samba de gafieira, novidade influenciada pelos ritmos latinos e americanos. Diferenciava-se mais na forma detocar, baseada em metais, que conferiam um ritmo mais dançante à música.
Por essa época surgiu também o sambalanço, ritmo que incorporava elementos da música americana, através das orquestras profissionais. Entre os compositores das escolas de samba dos morros cariocas, respira-se o partido alto, já sob a forma de improvisações e rodas de samba.
No final dos anos 50 e começo dos 60,surge um novo tipo de samba que influenciaria toda a cultura brasileira: a Bossa Nova. Misturando elementos do samba, do jazz e técnicas musicais eruditas, tornou a música mais sofisticada. Mas por outro lado, afastou o samba de suas origens populares. Com um jeito mais intimista e suave, o estilo ganhou o mundo e marcou uma época boêmia na música brasileira.
No início dos anos 70, músicosnovos como Paulinho da Viola e Martinho da Vila, e veteranos como Zé Kéti, Cartola, Nelson Cavaquinho, e Candeia, entre outros, fariam um retorno à batida tradicional do samba.
Esta época ainda traria outra novidade. O Samba Rock, de músicos como Jorge Bem Jor, trouxe suingue brasileiro ao rock e rejuvenesceu o samba, atraindo novos públicos para o gênero.
O samba consolidou suaposição no mercado fonográfico na década de 80, com o surgimento de novos compositores. Foi a vez da fase “romântica”, um pouco diferente das letras bem humoradas, que antes cantavam a malandragem do brasileiro.
Os anos 90 viram um novo boom do samba, desta vez representado por grupos de pagode. Deixou-se de lado composições mais sofisticadas e buscou-se a simplificação da harmonia com frasesmusicais de fácil assimilação, para alegria das massas e das gravadoras.
São vários os tipos de samba: samba de breque, samba-canção, samba carnavalesco, samba-choro, samba-enredo (cantado em desfiles de escolas de samba), samba exaltação, samba de gafieira, samba de morro, partido alto e muitos outros.
Hoje há espaço para todos os gêneros. Grupos de chorões espalham-se pelo país....
tracking img