As novas tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 INTRODUÇÃO

Há pouco mais de 50 anos surgiu o primeiro transístor, ou como é conhecido, "chip", objecto esse que ninguém sabia que ia revolucionar o nosso mundo. Este objecto evoluiu, contribuindo para o desenvolvimento da tecnologia.
A palavra TIC (tecnologias da informação e comunicação) tem consequência das seguintes palavras:
• Informática – tratamento automático deinformação em computadores;
• Tecnologias de informação – processo de tratamento central e comunicação da informação, através do hardware e software;
• Tecnologias de informação e comunicação – transmissão de informação através de redes de computadores e meios de comunicação.
O objectivo das TIC é promover a cultura e a formação essencial ao desenvolvimento da sociedade da informação epropor uma visão estratégica.
As TIC é um processo muito utilizado em casa, trabalho, entre outros. Últimamente é estudado nas escolas e utilizado por mais de metade do Mundo. Por exemplo, num telejornal, a informação é transmitida, sendo muito útil e vista por muita gente. Esta informação chega a muitos lugares, graças às redes de computadores e meios de comunicação. A informação para ser útile correctamente utilizada e recebida, tem que ser precisa, completa, flexível, fiável, clara e actual. Só assim quem a recebe pode usufruir desta.
















1.2 DESENVOLVIMENTO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres.Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.

ÁREAS DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

[pic]
Ilustração 1 representação esquematizada das áreas da TIC1. Computadores – máquina que serve para receber e processar informação. Dentro deste assunto temos a informática (aplicação de computadores para o processamento de informação) e a Burótica (informação de um escritório). Estes dois processos são utilizados na educação, comércio, medicina e num escritório, sendo muito úteis.
2. Comunicação – efeito de comunicar, partilhar e participar.  Existemdois meios de comunicação através das tecnologias; as telecomunicações (comunicação à distância, via televisão, rádio, satélite, etc.) e telemática (comunicação mais informática (videoconferências)).
3. Controlo e automação – transformação de um processo manual em automático. Este processo é utilizado na robótica (ciência que estuda a projecção e construção de robots) por exemplo, nas linhas demontagem de carros; e na CAD--CAM (desenho e fabrico de peças controladas por computadores).
Todos estes processos são importantes na nossa sociedade, como puderam constatar seguidamente.
Tecnologia da Informação (TI) É a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação earmazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão.

A IMPORTÂNCIA DAS TIC NA SOCIEDADE
• As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos.
• A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades. Assume importância na vida colectiva e individual actual.
A tecnologia tem origem na sociedade,exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento. A sociedade portuguesa tem usufruído dessas tecnologias, na administração pública, central e local e na estrutura empresarial portuguesa.  
A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também a agilização do relacionamento...
tracking img