Contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Gesso Acartonado é um dos componentes da construção civil que mais vem ganhando espaço no mercado. Apesar de sua presença no mercado desde 1974, começou a ganhar a expressiva importância principalmente no mercado brasileiro na segunda metade dos anos de 1990. A construção civil, assim como em outras áreas, vem apresentando um processo revolução tecnológica de seus componentes, materiais,técnicas e métodos. Atualmente profissionais e empresas, buscam inovações e melhoria na qualitativa e quantitativa dos serviços impondo desafio aos métodos convencionais sejam eles de edificações, estruturas e construções no âmbito geral.
O gesso acartonado pode ser considerado um material que tem um desempenho construtivo significativo. O presente texto em estudo apresenta a trajetória deste materialque ganha cada vez mais espaço no mercado da construção civil considerando todos os aspectos físicos, detalhes construtivos, diferenças de teoria e prática de execuções usualmente encontradas nas obras brasileiras.
A HISTÓRIA DO GESSO
O gesso é um dos mais antigos materiais de construção fabricados pelo homem. Tem estado presente no progresso do homem, tanto na construção como na decoração, ouainda em campos como a medicina.
Em recentes descobertas arqueológicas, tornou-se evidente que o emprego do gesso remonta ao 8º milênio a.C. (ruínas na Síria e na Turquia). Foi encontrado, também, na grande pirâmide erguida por Quéops, rei do Egito, da 4ª dinastia, no ano de 2.800 antes da nossa era, nas juntas de assentamento estanques, de precisão, entre imensos blocos de cerca de 16 toneladasque constituem o monumento.
Na Península Ibérica generalizou-se o uso do gesso durante o período da ocupação romana. São ainda exemplos da sua aplicação, elementos ornamentais e de arquitetura muçulmana. No período românico o gesso foi utilizado na elaboração de afrescos para decoração de igrejas e capelas. No séc. XIX, o gesso vai gradualmente incorporando a arquitetura civil como material dereboco e como elemento decorativo em palácios e vivendas.
A partir do século XX, em função da evolução industrial, os equipamentos para a fabricação do gesso deixaram de ter um conceito rudimentar e passaram a agregar maior tecnologia, assim como a melhoria tecnológica dos produtos passou a facilitar suas formas de emprego pelo homem.

E fazendo uma pesquisa regional na cidade de MontesClaros-MG verifica-se que a demanda do gesso acartonado é grande, pois a construção civil cresce cada vez mais e lembrando que atende também as cidades vizinhas com o produto.
Foi realizado uma pesquisa na empresa situada em Montes Claros chamada Gesso Mota onde trabalham com o gesso acartonado . E o Sr. Marcelo diz que a aproximadamente 2 anos tem tido um crescimento satisfatório de aproximadamente 80%devido o crescimento da construção Civil na cidade, mais relata também que diversos benefícios são apresentados pelas fabricantes desse material, dentre eles o que mais chama atenção é o isolamento acústico que apesar de sua baixa densidade alcança valores que superam em muitos casos as paredes de alvenaria. Mesmo com os benefícios a falta de qualificação adequada, limitações de ordem prática, no. Contrastando vantagens e desvantagens, o gesso acartonado é uma alternativa para um futuro com construções mais rápidas, livres de resíduos com a qualidade controlada que toda obra exige. Foram passadas algumas informações do produto trabalhado pela empresa:

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DAS PLACAS DO GESO ACARTONADO
VANTAGENS | DESVANTAGENS |
Retirada da vedação vertical docaminho crítico da obra | Resistência mecânica: cargas pontuais superiores a 35 kg devem ser previstas com antecedência, para instalar reforços no momento da execução; |
Superfície pré acabada, facilitando o acabamento final; | Resistência à umidade: as placas de gesso acartonado não resistem à alta taxa de umidade |
Construção a seco, levando a possibilidade de maior limpeza e organização do...
tracking img