Samara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTÃO DE EXERCICIOS - GENETICA MOLECULAR
CURSO DE BIOLOGIA - EDILSON SOARES

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufpe 96) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.

1. As proposições a seguir são relativas ao processo de síntese de proteínas nas células vivas.
( ) A molécula de DNA transcreve no núcleo uma molécula deRNA mensageiro (RNAm) com várias seqüências de três bases - os códons.
( ) Cada códon do RNA mensageiro determinará a colocação de um aminoácido específico na cadeia polipeptídica.
( ) No local onde houver um ribossomo, pequenas moléculas de RNA transportador (RNAt), ligadas a aminoácidos, unem-se ao RNAm por uma seqüência de três bases - o anticódon.
( ) O processo de síntese deproteínas ao nível do citoplasma é também conhecido como transcrição genética.
( ) Os diversos aminoácidos unem-se através de ligações do tipo éster, dando formação, ao final da leitura do RNAm, a uma proteína funcional.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufrn 2002) Professor Astrogildo combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção demostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia propondo desafios a partir das situações do dia-a-dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda.

2. Aproveitando a pergunta de Zeca, o professor esquematizou o processo de síntese protéica, emque os números I, II, III e IV representam moléculas de ácidos nucléicos.

[pic]
A partir do esquema, é correto afirmar quea) I corresponde ao RNA que contém o código genético determinando a seqüência de aminoácidos da proteína.b) II corresponde ao RNA que catalisa a união do I com o III, durante o processo de transcrição.c) III corresponde ao RNA que contém o anticódon complementar ao códonexistente em I.d) IV corresponde ao RNA que catalisa a ligação dos nucleotídeos com a desoxirribose.

3. (Unicamp 96) Um certo tipo de macromolécula destinada à membrana plasmática celular, depende de etapas nucleares e citoplasmáticas para sua produção, de acordo com os percursos esquematizados a seguir:

[pic]

a) Por que essas etapas começam no núcleo?
b) Qual é a composição damacromolécula ao final do percurso I? E do percurso II? Esclareça a diferença, baseando-se nas funções das organelas citoplasmáticas envolvidas em cada percurso.

4. (Ufpi 2003)

[pic]
Analisando o desenho esquemático que representa o núcleo de uma célula animal qualquer, podemos identificar que o componente responsável pela síntese de RNA que forma o ribossomo é assinalado pelo número:a) 1b) 2c) 3d)4e) 5

5. (Puccamp 93) "Captura aminoácidos que se encontram dissolvidos no citoplasma e carrega-os ao local da síntese de proteínas".Essa função é desempenhada peloa) RNA mensageiro.b) RNA transportador.c) RNA ribossômico.d) ribossomo.e) DNA.

6. (Puccamp 99) Células vegetais, depois de mantidas em meio de cultura contendo uracila marcada, foram fixadas e submetidas à autoradiografia, paracomprovar os locais que possuíam esse material. É correto prever que, no citoplasma, encontre-se uracila radioativa SOMENTE nosa) nucléolos.b) ribossomos.c) nucléolos e nas mitocôndrias.d) ribossomos e nos cloroplastos.e) ribossomos, nos cloroplastos e nas mitocôndrias.

7. (Ufpr 2004) Analisando a figura adiante, que representa um cariótipo humano, é correto afirmar que se trata do cariótipode um indivíduo:

[pic]

(01) Do sexo masculino.
(02) Do sexo feminino.
(04) Com Síndrome de Down.
(08) Com Síndrome de Patau.
(16) Ccom Síndrome de Edwards.
(32) Com cariótipo normal.
(64) Com uma anomalia numérica de autossomos.

Soma ( )

8. (G2) As evidências de que o DNA é a substância hereditária que determina as características dos seres vivos foram primeiramente...
tracking img