Saleiro na mesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Saleiro na mesa, perigo à vista. Aparentemente inofensiva, aquela pitadinha a mais na receita, dia a dia, pode trazer sérios danos à saúde. Num país acostumado a se esbaldar numa culinária na qual osícones são o churrasco e a feijoada, a situação fica pior ainda. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o brasileiro ingere, em média, 13 gramas de sal por dia, quase três vezes a mais doque deveria (cinco gramas).

O principal problema de abusar do ingrediente é o que está por trás de sua composição química: o sódio. Seu consumo em excesso traz doenças como insuficiência renal ecardíaca, hipertensão, ameaça de derrame, problemas circulatórios, edemas pulmonares, entre outras complicações.

Mas, afinal, como saber se estou comendo a quantidade certa do condimento?Nutricionistas ensinam que a medida correta é uma colher rasa de chá. Um bom começo é reduzir ao máximo o consumo de produtos industrializados, já que eles já o têm naturalmente, como laticínios. O perigo maior,porém, está nos enlatados, embutidos, salgadinhos e macarrões instantâneos, por exemplo. Para se ter uma ideia, cada tablete de caldo de carne possui o necessário de sódio para um dia inteiro.Apesar de todos os contras, o sódio não é um vilão: o problema é seu consumo exagerado. Isto porque, com o potássio, ele é responsável pela manutenção da quantidade de água no organismo. Ele ajuda,ainda, a regular as passagens de líquido e de substâncias pela membrana das células, mantendo a sua pressão osmótica. Além disso, é importante para a transmissão de impulsos nervosos. Como tudo quando oassunto é nutrição, o bom senso é quem deve prevalecer.

Controle nas prateleiras

Um acordo entre as associações que representam os produtores de alimentos processados e o Ministério da Saúde,firmado no início de abril, estabelece um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos.

Massas instantâneas, pães e outros itens terão que respeitar limites...
tracking img