Convergencia digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Convergência Digital?

Durante muito tempo os vários dispositivos para comunicação, entretenimento e computação, como o telefone, a televisão, o rádio, o aparelho de som, o computador e a calculadora eram concebidos e produzidos de forma que cada positivo era indissociável de sua função. Um dispositivo, como o telefone, possuía apenas uma função, que era cativa daquele dispositivo enenhum outro dispositivo possuía. 

Se você queria executar várias funções em comunicação, entretenimento e computação, você precisava usar vários dispositivos. 

Hoje isto está mudando e, um smartphone, por exemplo, é um dispositivo que congrega diferentes funções de comunicação, entretenimento e computação, permitindo mensagens instantâneas, email, visualização de filmes, filmagem,videoconferência e, claro, também serve para telefonar.

A este fenômeno, da migração de funções para um único dispositivo chamamos de Convergência Digital - CD: diferentes funcionalidades convergem para um único dispositivo. Na literatura, a CD é descrita como sendo um fenômeno que integra as indústrias de:

Comunicação,

Entretenimento e

Computação

Podemos classificar este fenômeno em:Convergência sobre Dispositivos, gerando Dispositivos Multifunção: Dispositivos passam a oferecer mais de uma função. Ex.: Smartphone

Divergência de Plataformas: surgem Funções Multidispositivo: Uma mesma função passa a estar disponível em diferentes dispositivos. Ex.: Skype

O desafio da Convergência Digital não é mais o de se produzir plataformas convergentes, estas existem. O desafio ésistematizar e tornar eficiente o processo de concepção e produção de aplicações e conteúdo multidispositivo.


Assim, para começar a entender sistematicamente estas utilizações inovadoras de dispositivos, é necessário criar-se orientações/diretrizes de usabilidade para o desenvolvimento de sistemas de software multi-dispositivo considerando várias formas inovadoras de interação.



O primeiro passo éclassificarmos televisão ou outro conteúdo audiovisual que seja estendido através de interatividade como software e não mais como filme ou vídeo. Isto é essencial, pois produzir televisão, com o advento da televisão digital interativa, passou a ser sinônimo de produzir software. Isto é ainda mais importante no domínio do desenvolvimento multi-dispositivo de conteúdo.


Atualmente, no que dizrespeito a aplicações multi-dispositivo estamos ainda no período de inovação, experimentando diversas formas inovadoras de interação (através de gestos, etc.). em um cenário crescente de dispositivos digitais (iPads, telefones celulares, TV digital interativa, etc.). Na prática, atualmente, as empresas tem pressa em  trazer  aplicações para novos dispositivos e, assim, criam soluções de forma adhoc que, muitas vezes não consideram a experiência do usuário. Isto é em parte devido à falta de normas, orientações ou modelos de maturidade, que ainda não existem para este contexto especifico como estamos ainda no início deste movimento [D. Robinson. Multi-plataforma Interação Humano-Computador, em espaços de mídia convergente. Xxx].


No entanto, em geral, a área de IHC – Interação HumanoComputador tem desenvolvido diversos padrões (tais como, ISO / IEC 9241), heurísticas e diretrizes para o desenvolvimento de aplicações desktop (como as 10 Heurísticas por Nielsen ou as 8 Regras de ouro por Shneiderman) e guias de estilo para web site (como, (PJ Lynch & Horton S. Web Style Guide, 3 ª edição: Princípios Básicos de Design para criar sites 3.ed. Yale University Press, 2009)), além deprimeiras propostas focando em aspectos de acessibilidade pela  W3C. Porem, ainda não existe um conjunto de diretrizes ou modelo de maturidade especificamente direcionando a melhoria de processo de engenharia de usabilidade.



Convergência digital é realidade!

[pic]

Já somos um país que tem mais celulares do que habitantes – 210,5 milhões de assinantes de telefonia celular, de acordo...
tracking img