Sais minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Sais Minerais e suas Funções

Cálcio
Forma ossos e dentes; atua no funcionamento dos músculos e nervos e na coagulação do sangue.
Alimentos: Laticínios e hortaliças de folhas verdes (brócolis, espinafre, etc.).

Fósforo
Forma ossos e dentes; participa da transferência de energia e da molécula dos ácidos nucléicos.
Alimentos: Carnes, aves, peixes, ovos, laticínios, feijões e ervilhas.Sódio
Ajuda no equilíbrio dos líquidos do corpo e no funcionamento dos nervos e das membranas da célula.
Alimentos: Sal de cozinha e sal natural dos alimentos

Cloro
Age junto com o sódio e forma o ácido clorídrico do estômago.
Alimentos: Encontra-se combinado ao sódio no sal comum.

Potássio
Age com o sódio no equilíbrio de líquidos e no funcionamento dos nervos e das membranas.Alimentos: Frutas, verduras, feijão, leite, cereais.

Magnésio
Forma a clorofila; atua em várias reações químicas junto com enzimas e vitaminas; ajuda na formação dos ossos e no funcionamento de nervos e músculos.
Alimentos: Hortaliças de folhas verdes, cereais, peixes, carnes, ovos, feijão, soja e banana.

Ferro
Forma a hemoglobina, que ajuda a levar oxigênio e atua na respiração celular.Alimentos: Fígados, carnes, gema de ovo, pinhão, legumes e hortaliças de folhas verdes.

Iodo
Faz parte dos hormônios da tireóide, que controlam a taxa de oxidação da célula e crescimento.
Alimentos: Sal de cozinha iodado, peixes e frutos do mar.

Flúor
Fortalece ossos e dentes
Alimentos: Água fluoretada, peixes, chás e em pequena quantidade em todos os alimentos.

Os minerais sãonutrientes com função plástica e reguladora do organismo. É necessário ingerir cálcio e fósforo em quantidades suficientes para a constituição do esqueleto e dos dentes. Outros minerais, como o iodo e o flúor, apesar de serem necessários apenas em pequenas quantidades, previnem o aparecimento de doenças como à cárie dentária e o bócio. Uma alimentação pobre em ferro provoca anemia (falta de glóbulosvermelhos no sangue). O excesso de sódio, provocado pela ingestão exagerada de sal, aumenta o risco de doenças cardiovasculares e é um dos responsáveis pela hipertensão.

Ferro
O Ferro é um elemento de origem mineral e que se pode manifestar nos alimentos em duas formas químicas diferentes. Existe o ferro “não hemínico”, ou ferro “não heme” (também denominado por vezes de “inorgânico”, que seencontra presente nos vegetais, leite e ovos. Estes alimentos só contêm este tipo específico de ferro, embora na carne e no peixe o ferro “não heme” constitua cerca de 65% do total. O ferro “heme”, “hemínico” ou orgânico só se encontra na carne e no peixe, constituindo 35% do total de ferro contido nestes alimentos.
O ferro, independentemente do seu tipo, seja ferro “heme” ou ferro “não heme”, possuiuma taxa reduzida de absorção. As taxas variam conforme o tipo, mas a absorção nos vegetais em geral é de 10%, do peixe cerca de 15% e da soja e seus derivados cerca de 20%. O tipo de alimento que apresenta uma maior taxa de absorção de ferro é o grupo das carnes, registrando 30% de absorção efetiva. Existe o mito que o ferro da carne é melhor que o ferro de origem vegetal, embora este fato nãoseja correto. Isto porque o organismo não consegue distinguir, uma vez absorvido, se o ferro proveio de vegetais ou carne, sendo ambos os tipos aproveitados metabolicamente. O que acontece é que, como se demonstrou, a taxa de absorção do ferro da carne, o ferro “heme” é superior ao ferro vegetal, o ferro “não heme”, embora seja mais prejudicial ao coração. A vitamina C aumenta a absorção do ferro“não heme”. Já o cálcio, os oxalatos das verduras, fita tos dos cereais, os polifenóis ou taninos do chá e até certos alimentos de origem vegetal podem prejudicar a absorção de ferro, caso estejam presentes em excesso.
Principais fontes:
Carnes;
Porco;
Frango;
Cálcio

As necessidades de cálcio são geralmente supridas por laticínios, especialmente leite e verduras verde-escuras. A maior parte...
tracking img