Os sais minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
(Seminário de Ciências)
Escola: Adelino Alcantara Filho.
Tema: OS Sais MineraiS

Os Sais Minerais
Os sais minerais, assim como as vitaminas, são componentes nutricionais não sintetizados pelo organismo, portanto devem ser obtidos através da alimentação.

São encontrados nos organismos de amimais e vegetais dissolvidos na forma iônica, na forma de cristais ou associados a moléculas.Realizam diversas funções: estruturais, a exemplo do cálcio, do flúor e do fósforo na constituição dos ossos e dentes; potássio e sódio na regulação de impulsos nervosos; magnésio na contração muscular, atividade enzimática e também na composição da molécula de clorofila nos vegetais; ferro na composição da hemoglobina; cobre na substância melanínica da pele; e cloro no equilíbrio dos líquidoscorpóreos.

Os sais minerais são agrupados em duas categorias: macrominerais ou macronutrientes e microminerais ou micronutrientes, dependendo da quantidade / concentração requisitada pelo organismo.

Macrominerais (em concentração igual ou superior a 100mg por dia) → cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre.
Microminerais (necessários em pequenas quantidades) → ferro, cobre,cobalto, zinco, manganês, iodo, molibdênio, selênio, flúor e cromo.

Naturalmente os alimentos contêm sais minerais em pequenas concentrações favoráveis à ingestão balanceada. Contudo o processamento industrial dos gêneros alimentícios acaba extraindo essas e outras substâncias, empobrecendo nutricionalmente o nosso cardápio diário.

A demasia, bem como a carência alimentar e orgânica de algunsminerais, podem causar o aparecimento de doenças, a exemplo: anemia, deficiência em ferro; cárie dentária, deficiência em flúor; bócio, ausência de iodo; fadiga muscular, falta de potássio; hipertensão arterial, por excesso de sódio.

Para que servem os sais minerais?
Os sais minerais são substâncias que participam principalmente da construção dos ossos e dos dentes (cálcio, fósforo e fluor) e daformação dos glóbulos vermelhos (ferro). São também responsáveis pelo equilíbrio hidro-salino (sódio, potássio e cloro) e certos ciclos metabólicos. (
(A importância dos sais minerais.)

Os minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo. Eles são tão importantes quanto às vitaminas e, sem eles, o nosso organismo não realiza, de forma eficaz, as funções metabólicas. Dos 28minerais existentes, apenas 12 são essenciais e podem ser divididos em dois grupos, de acordo com a sua necessidade diária:

* Macrominerais: são aqueles cuja necessidade diária é maior que 100 mg. Suas funções principais estão ligadas à estrutura e formação dos ossos, regulação dos flúidos corporais e secreções digestivas. Ex: cálcio, fósforo, magnésio, cloreto, sódio e potássio.
*Microminerais ou elementos traço: são aqueles que possuem necessidade inferior a 100 mg por dia, como é o caso do ferro, zinco, selênio, cobre, iodo e manganês. As funções destes minerais estão relacionadas à reações bioquímicas, ao sistema imunológico e ação antioxidante.

As principais Caracteristiscas Sobre Os Sais Minerais.

Os minerais possuem um papel bastante importante em nosso organismo,pois é através de sua ação que as reações enzimáticas são reguladas. 

Informações 

Diferentemente dos carboidratos, lipídios e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos. 

Sua maior parte está concentrada nos ossos. Entre os mais conhecidos estão o cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio, o magnésio, o ferro, ocobre, o zinco, o selênio, o cromo, etc. 

Estas substâncias inorgânicas possuem funções muito importantes no corpo e a falta delas pode gerar desequilíbrios na saúde. Contudo, há alguns minerais como, por exemplo, o alumínio e o boro, que podem estar presentes no corpo sem nenhuma função.

Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que...
tracking img