Sais minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sais minerais
Exercem uma função eminentemente plástica no organismo, tomando parte na formação dos tecidos que sustentam o organismo, do tecido ósseo e cartilaginoso, e participam da composição dos órgãos internos, glóbulos vermelhos, medula óssea, etc. A deficiência de minerais pode causar doenças como raquitismo (cálcio) e anemia (ferro). Destacamos o Cálcio, Ferro, Potássio, Ferro, Sódio,Magnésio. São importantes na formação dos tecidos, atuam no funcionamento das glândulas e músculos, participam na regulação do ritmo cardíaco e respiratório e na digestão e absorção dos alimentos.
Água, proteinas, gorduras, hidratos de carbono e vitaminas compõem aproximadamente 96% do organismo, os 4% restantes são constituidos por minerais, destes, 21 são considerados essenciais a nutriçãohumana: cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, magnésio, ferro, zinco, selênio, manganês, cobre, iodo, molibdênio, cobalto, cromo, silício, vanádio, níquel, estanho e fluor. Alguns minerais presentes no corpo humano não apresentam função conhecida (ouro, prata, alumínio, mercúrio, bismuto, gálio, chumbo, antimônio, boro, lítio) e outros não foram estabelecidos ainda como essenciais,participem de certas reações biológicas (arsênio, bário, cádmio, estrôncio, bromo). Quando presentes em quantidades relativamente grandes no organismo, os minerais são classificados de macronutrientes (cálcio, fósforo, enxofre, magnésio).
Quando encontrados em taxas menores recebem o nome de microminerais, Que essa distinção nada tem a ver com a importância dos minerais para o organismo, mais apenas comas quantidades nele encontradas. Os minerais essenciais tem função específica e indispensável, sua aparência pode levar a quadros graves como por exemplo cretinismo (carência de iodo), deficiência de crescimento (zinco), alterações ósseas e dentários (flúor), anemia perniciosa (cobalto).
Classificação nutricional dos elementos minerais
* A) Macronutrientes (Macroelementos) essenciais: Ca,P, Na, K, Cl, Mg, S  (necessários em quantidade de 100 mg/dia ou mais);
* B) Micronutrientes essenciais ou Oligoelementos: Fe, Cu, F, Co, Zn, Cr, Mn, I, Mo, Se (necessários em quantidades não superiores a 1 mg/dia);
* C) Micronutrientes posivelmente essenciais: Sn, Si, Va
* D) Elementos contaminantes: Pb, Cd, Hg, As, Ba, Sr, Bo, Al, Li, Be, Rb.
Os Sais Minerais, parceiros dasVitaminas e aliados do organismo. São tão importantes quanto aquelas. Fazem parte do crescimento, das defesas imunológicas e são os formadores das partes sólidas do corpo. Como ossos e dentes. Além de ajudarem na formação e manutenção dos nossos tecidos, músculos, orgãos, e das células do sangue. Também previnem doenças e alguns problemas relacionados ao ossos e mal funcionamento dos orgãos. Alémde aumentar a expectativa de vida, contribuir para uma boa aparência, e melhoram o metabolismo, combatendo fadiga e stress. 
O organismo não produz sais minerais, sendo preciso a sua ingestão diariamente. Mas como as suas parceiras, as Vitaminas, na dose certa. O excesso de alguns minerais podem causar distúrbios e até problemas graves ao organismo. 
|
Conheça os Sais Minerais: Suas funções,suas fontes, suas carências e seus excessos.

Cálcio
Tem um papel essencial a quase todas funções do organismo, como: Coagulação do sangue, oxigenação dos tecidos, transmissão dos impulsos nervosos, regularização dos batimentos cardíacos e equilíbrio de ferro no organismo. E principalmente na formação de ossos e dentes, indispensável na dieta de recém-nascidos, crianças e gestante. Previne aosteoporose. Trabalha em equílibrio com o fósforo.

Fontes: Leite, queijo, iogurte, legumes verdes, cereais integrais, grãos, nozes (amendoin, castanha, etc), milho, soja, tofu (queijo soja), repolho chinês, couve, brócolis,

Carência: Causa deformação óssea; enfraquecimento dos dentes.

Excesso: Pode causar pedras nos Rins, hipercalcemia, síndrome álcalina do leite, e Insuficiência renal....
tracking img