Estudo de caso wall mart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2- Usando a análise sobre a Indústria de Porter, discorra sobre quão atraente o mercado alemão é para a WalMart.
A tentativa da rede de entrar no mercado alemão não deu certo devido à duracompetição das redes alemãs Aldi e Lidl. Os alemães são muito complexos, organizados, e eles adotam o sistema diferenciado de supermercados, e a Wal-Mart não se encaixou neste perfil, não se adaptou á cultura.As funcionárias tinham que sorrir a todo o momento para os clientes, e muita das vezes as esposas não gostavam deste “relacionamento com os clientes” e não voltavam mais. Na Alemanha a Wal Mart cometeuerro de desprezar a cultura e hábitos locais, como consequência os resultados foram desfavoráveis. Este foi o maior erro. Além da presença de sindicatos que desfavoreceu muito a permanência da WalMart no local.
O mercado alemão é bem atrativo para este nicho de mercado, é expansivo, e possui um poder de barganha grande, uma lucratividade excelente, onde quão atraente é para a Wal Mart quererser inserida novamente. Para a Wall Mart este mercado alemão é um alvo, é expansivo, e como ela está inserida em outros países, ela quer novamente entrar.
Analisando as cinco forças de Porter dentrodos supermercados, podemos citar alguns exemplos:
• Rivalidade entre os concorrentes
A Wal Mart não conseguia competir com os demais supermercados da Alemanha, pois os demais cultivavam os hábitoslocais, e a Wal Mart desejava entrar por outros meios: preço, atendimento, etc.

• Ameaça de entrada de novas empresas (entrantes)
Os grandes supermercados que conseguiram entrar na Alemanha, queadquiram o mesmo hábito local, conseguiram atingir Wal Mart, fazendo com que a rede vendesse sua unidade para o maior varejista alemão.

• Ameaça de produtos e serviços substitutos
Os demaissupermercados da Alemanha tinham produtos novos, criativos, e organizavam estes produtos, por exemplo: legumes frescos, próximos á cortadores de gramas, onde o público já adotava o estilo destes...
tracking img