Saga brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SAGA BRASILEIRA, A LONGA LUTA DE UM POVO POR SUA MOEDA, de Miriam Leitão, é um livro definitivo sobre a histõria econômica recente do país. Misturando aná;lise econômica com histõrias individuais debrasileiros e brasileiras, Miriam traça a trajetõria da moeda no Brasil desde a hiperinflação, passando por variadas indexações, congelamentos, confisco de poupança, planos econômicos diversos. Emostra como a busca pela estabilidade monetá;ria tornou-se elemento fundamental na construção de um cará;ter nacional.
“Dentro dos gabinetes dos governos e das salas das famílias, uma grande histõriafoi vivida. Milhões de pessoas participaram da construção coletiva que não teve figurantes. Foram, todos, peças centrais de uma grande saga”, escreve Miriam.
Do descontrole inflacioná;rio – 13,3trilhões por cento foi a inflação acumulada nos 15 anos que antecederam o Plano Real – ao equilíbrio dos dias de hoje, algumas gerações de brasileiros sofreram enormes perdas, conheceram sucessivos planoseconômicos, enfrentaram desabastecimento, aprenderam a fazer as contas mais sofisticadas para simplesmente comprar pão. O brasileiro trocou de moeda cinco vezes em oito anos, suportou agressões a seusdireitos de cidadão, enfrentou filas, varou noites, perdeu renda, patrimônio e, em não poucos casos, a saúde física e emocional.
Mas também reagiu e acreditou quantas vezes foram necessá;rias. Miriamlança mão de sua vasta experiência jornalística aliada a uma sensibilidade ímpar para contar esta histõria neste livro essencial.
“Ao fazer esse registro, Miriam Leitão contribui para reativar acrença de que o Brasil pode eventualmente dar certo. Mas, diga-se ainda a seu favor que não comete o pecado da ingenuidade, do oba-obismo. Excelente jornalista que é e boa conhecedora do Brasil, ela sabeque nada é definitivo, nem mesmo a vitõria alcançada, e que muitas outras batalhas ainda nos esperam até que país possa com melhor razão orgulhar-se de si mesmo. Reavivando nossa memõria do...
tracking img