Saga brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
De Cara com o inimigo.

No final dos anos 80 e inicio dos anos 90 o país se via envolto de taxas inflacionárias que tinha hora certa para ser divulgada, pois nesta época mexia demais com a vida financeira da população. A inflação ao mês girava em torno de 40%, 50% e até 80%. Nesta época o que rendia bons lucros era colocar a renda no overnight. Dar o calote também se tornou um bom negócio,muitos empresários deixaram seus títulos irem a protesto, pois assim ganhavam tempo e naquela época tempo era igual a dinheiro. Quando quitavam a divida no cartório não pagavam correção monetária, ou seja, um excelente negócio para quem estava devendo.
Fazer cálculos nesta época era o cotidiano dos empresários, pois isto definia seus lucros ou até mesmo sua falência.
Nem todos os setores estavama beira de um colapso, os bancos, por exemplo, ganhavam muito dinheiro com investidores do over. O dinheiro deixado no mercado financeiro era lucro certo, pois assim que a inflação aumentasse a remuneração aumentava também.
Para dificultar ainda mais as coisas para as empresas varejistas que tinham que diariamente mudar os preços de suas mercadorias, vigorava no Brasil a Lei da informática queimpedia a importação de softwares que facilitavam este trabalho e os produtos feitos no país eram inferiores, lentos e de pouca qualidade. Os empresários também eram obrigados a manter pouca quantidade de produtos nas lojas, o que fazia com que a diferença de preços do mesmo produto de uma loja para outra muitas vezes fosse de 125%.
Sempre que houvesse rumores de aumento de um determinado produtocomo gasolina, por exemplo, as pessoas corriam aos postos para abastecer. Estocar comida em casa era comum naqueles dias, pois a escuridão econômica assolava o país.
Uma paulista de 53 anos, que não tinha o primário, fez um curso prático de economia e montou uma maneira de administrar as despesas da casa. Abriu 12 cadernetas com aniversários diferentes, uma delas fechava a remuneração do mês.Assim que a poupança perdeu rendimento ela diversificou investindo na bolsa e no overnight. Para fazer compras ela pesquisava entre quatro ou cinco supermercados diferentes. Os jornalistas viraram pesquisadores de mercado, pois tinha em sua pauta lista de melhor lugar, menor preço e ainda tinham o dever de calcular, o que na época não era um trabalho muito fácil para ter certeza do valor.
A loucurados preços era tanto que um fogão de brinquedo muitas vezes era mais caro do que um fogão de verdade, um blazer de linho tinha o mesmo valor de uma geladeira.
As pessoas saiam as compras com jornais debaixo dos braços, conferindo as tabelas feitas pelos jornalistas. Os juros disparavam de uma maneira jamais vista. Um produto a vista custava 5000 cruzados novos, a prazo saia em 2 vezes de 5785cruzados novos, uma conta que não fazia sentido algum. Havia uma catástrofe e os jornalistas econômicos davam uma ajuda às vitimas.
As pessoas escreviam para a redação dos jornais, pois não tinham a quem reclamar. Os preços dos remédios subiam 43%, a gasolina subia quinzenalmente, os produtos dos mercados 40% e alguns preços chegaram ao absurdo de subir pelo dólar.
O país estava prestes a eleiçãode segundo turno presidencial e o povo estava a espera de um milagre, um salvador, sentimento este vindo da crise econômica. Fernando Collor de Mello, candidato, se dizia este salvador.
Nesta época a Argentina declarou moratória e o Brasil se via envolto deste mesmo problema, ou declarava moratória ou entrava em um colapso cambial. Então uma ligação feita pelo Ministro da Fazenda para MiriamLeitão pois fim nas especulações, pois o país tinha um valor de reserva cambial significativo para a época, valores estes que eram guardados a sete chaves e divulgados com três meses de defasagem, no outro dia esta foi a manchete do jornal.
Na época de inflação as pessoas buscavam maneiras de manter o orçamento de casa. Todos iam à base do erro e aprendiam com eles. Uma lição que ficou para aqueles...
tracking img