Reusmo livro a saga brasileira

2846 palavras 12 páginas
Capítulo 1 – A travessia

O capítulo tem inicio com o questionamento do que seria a moeda. Segundo economistas esta pode ser entendida como reserva de valor, unidade de conta ou meio de pagamento. Com o exemplo do Euro, vemos que para alguns países a moeda já não possui mais o seu papel de símbolo nacional, como a bandeira e o hino. Mas isto não aconteceu no Brasil. Aqui houve um longo e difícil caminho por uma moeda estável, e durante o mesmo, o país se modernizou. Este caminho pela moeda estável, se funde com a história política do país, que passou por uma hiperinflação desmoralizante, o confisco da poupança privada, padrões monetários mutantes, dentre outros. E, durante todos estes sobressaltos, a vida do povo brasileiro continuou. Durante o período que será analisado neste livro, como conseqüência de inúmeras intervenções governamentais, a moeda brasileira mudou de nome 5 vezes, perdeu 9 casas decimais, foi dividida por 2.750. Todos estes acontecimentos, atrelado com outros fatos que hoje são históricos, ajudaram a descrever o processo de amadurecimento institucional do Brasil feito em condições bastante adversas.

Capítulo 2 – Nosso vício, desde o início

A inflação pode ser vista como a pior ameaça econômica enfrentada pelo Brasil durante sua historia republicana, pois, durante quase todo o século XX, a inflação só subiu.
A inflação existe desde o inicio da Republica, cujo encilhamento (emissão descontrolada de moeda), é considerado uma crise inflacionária que o país jamais esquecerá. A grande euforia na bolsa de valores da época, a explosão da especulação financeira e a formação fortunas instantâneas levou o país à uma crise, falências e inflação estrondosa.
Durante o governo Campos Salles, houve um corte no déficit orçamentário e uma redução no direito do governo de emitir moeda. Com isso houve um período de milagre econômico, com forte crescimento e a inflação dentro do aceitável ate 1930. Com a Revolução de 30 e as conseqüências

Relacionados