Reusmo livro a saga brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1 – A travessia

O capítulo tem inicio com o questionamento do que seria a moeda. Segundo economistas esta pode ser entendida como reserva de valor, unidade de conta ou meio de pagamento. Com o exemplo do Euro, vemos que para alguns países a moeda já não possui mais o seu papel de símbolo nacional, como a bandeira e o hino. Mas isto não aconteceu no Brasil. Aqui houve um longo edifícil caminho por uma moeda estável, e durante o mesmo, o país se modernizou.
Este caminho pela moeda estável, se funde com a história política do país, que passou por uma hiperinflação desmoralizante, o confisco da poupança privada, padrões monetários mutantes, dentre outros. E, durante todos estes sobressaltos, a vida do povo brasileiro continuou.
Durante o período que será analisado nestelivro, como conseqüência de inúmeras intervenções governamentais, a moeda brasileira mudou de nome 5 vezes, perdeu 9 casas decimais, foi dividida por 2.750.
Todos estes acontecimentos, atrelado com outros fatos que hoje são históricos, ajudaram a descrever o processo de amadurecimento institucional do Brasil feito em condições bastante adversas.

Capítulo 2 – Nosso vício, desde o início

Ainflação pode ser vista como a pior ameaça econômica enfrentada pelo Brasil durante sua historia republicana, pois, durante quase todo o século XX, a inflação só subiu.
A inflação existe desde o inicio da Republica, cujo encilhamento (emissão descontrolada de moeda), é considerado uma crise inflacionária que o país jamais esquecerá. A grande euforia na bolsa de valores da época, a explosão daespeculação financeira e a formação fortunas instantâneas levou o país à uma crise, falências e inflação estrondosa.
Durante o governo Campos Salles, houve um corte no déficit orçamentário e uma redução no direito do governo de emitir moeda. Com isso houve um período de milagre econômico, com forte crescimento e a inflação dentro do aceitável ate 1930. Com a Revolução de 30 e as conseqüênciaseconômicas da crise externa e do café, a inflação volta a se infiltrar na realidade brasileira. Em 1942 foi criado o cruzeiro, quando a inflação estava em 20%. Durante a década de 1950, surgiu uma perigosa crença de que a inflação seria boa para o crescimento do país. Já nos anos 1960, esta foi contribuiu em parte para a instabilidade política, seu combate foi incluído no discurso do governo militar. Apóso golpe militar de 1964 o governo criou a correção monetária e deu um novo nome à moeda: cruzeiro novo (com menos três zeros). Com isto, as taxas de inflação caíram de 80% a.a. para 20%. Porém, ao final desta década a inflacao voltou a subir ainda mais e em 1980 chegou a 100%. Como conseqüência de duas maxidesvalorizações do cruzeiro e da falta de eficácia na políticas de combate, em 1983 ainflacao chegou a 230%.
Em 1986 houve um anunciou um plano para acabar com a inflacao, cujo a nova moeda, o Cruzado, seria a primeira ação. O maior desafio seria acabar com a correção monetária. Na virada dos anos 1980 para 1990, após o fracasso de vários planos para contê-la, a inflação ganhou uma forca ainda maior, e tornou-se o assunto mais comentado no país, em todos os âmbitos. A forma como aremarcação de preços era feita, transformou-a em hiperinflação. De 1964 a 1994, a inflação acumulada, medida pelo IGP-DI, foi de 1 quatrilhão e 302 trilhões.

Capítulo 3 – Um fim de semana em Nova York

Em 2008 teve inicio uma crise internacional devastadora que derrubou mercados em todo o mundo e obrigou alguns governos a abrirem mão de 14 trilhoes de dólares para sustentar o sistemafinanceiro internacional.
Até aquele momento, acreditava-se que, no mundo globalizado, não haveria a possibiidade de quebra de bancos, visto que isto poderia causar uma série de falências, principalmente um banco tão poderoso como o Lehman Brothers. Entretanto, este faliu.
Mesmo tendo resgatado as duas maiores financiadoras do mercado imobiliário norte-americano, Fannie Mãe e Freddy Mac, de seus...
tracking img