Sacolinhas plasticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Polêmica das Sacolinhas Plásticas



Há algum tempo, ja ouvimos falar sobre o efeito estufa, aquecimento global entre outras tragédias naturais que virão a acontecer se nós humanosnão passarmos a cuidar melhor do planeta em que vivemos, e podemos citar inúmeros exemplos para esta tese, tais como a insustentabilidade, o esgotamento dos recursos naturais e a quantidade do lixo queproduzimos diariamente.
Se analisarmos este lixo, veremos que uma grande quantidade é composta por plástico. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, 18% do lixo do Estado éplástico, e devido a este numero ser muito grande, tendo como base que tal material leva, dependendo onde usado, de 50 a até 500 anos para se decompor no meio ambiente, o governo tomou uma decisão queestá gerando grande polemica. O uso de sacolinhas plásticas nos supermercados será proibido.
E nessas horas nos perguntamos, Por que as sacolinhas plásticas ?
O plástico é um materialmuito utilizado na indústria, para fabricação de inúmeros utensílios, os quais seriam realmente muito difícil substituí-los por outros materiais. E as sacolinhas plásticas ? Estas podem ser substituídasfacilmente por outros materiais mais sustentáveis.
Mas não é só porque é de plástico que os ecologistas querem acabar com elas. Outro motivo para isto, é que as sacolas são um ícone de consumo, e oconsumo exacerbado é um dos grandes problemas que enfrentamos atualmente. E os ecologistas enxergam, na substituição das sacolinhas plásticas, a solução de dois sérios problemas ambientais: o excessode lixo plástico gerado pelo homem e o hiper-consumo.
A questão do excesso de lixo plástico implica em um sério problema, a impermeabilização de aterros sanitários, tendo como consequência oaumento da probabilidade da contaminação de solos por chorume. E com as sacolas plásticas sendo vetadas dos mercados e sendo substituídas por sacolas mas de formas sustentáveis, isto ajudará muito nos...
tracking img