Ruidos em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 INTRODUÇÃO

A poluição sonora consiste na emissão de barulhos, ruídos e sons em limites perturbadores da comodidade auditiva.
As fontes artificiais de emissão de ruído são geralmente as causadoras de poluição sonora, como ocorre com as emanações provindas das atividades humanas, nas aglomerações urbanas, porque é pela intensidade e ininterrupção do barulho que o ouvido humano é molestado.A poluição sonora ocorre quando, além de intenso o ruído, é ele também ininterrupto, constantes, frequentes, com o que o ouvido humano nunca se acostumará, ao contrário do que julga o leigo.
O ruído intenso e ininterrupto causa tensão nervosa que, longo prazo, pode ocasionar de surdez até os mais graves distúrbios neuropsíquicos, sem contar os riscos de hipertensão arterial e enfarte; tambémreduz as resistências físicas do homem e inibe a concentração mental.
A poluição sonora causa uma série de inconvenientes que dificultam seu controle . O ruído não deixa resíduos e seus efeitos não são muito visíveis no ambiente.
Os efeitos pelo ruído podem ser fisiológicos, como a perda da audição, ou psicológicos, como a irritabilidade exagerada. O ruído mede – se em decibel (dB). A OrganizaçãoMundial de Saúde (OMS), considera 50 (dB) como o limite superior desejável.
Os especialistas afirmam que é muito difícil escapar dos efeitos nocivos do ruído e dos desequilíbrios que ele provoca. Tanto em casa, como no trabalho, na escola, ou nas atividades de entretenimento, o ruído consegue interferir na atividade humana provocando dificuldades de atenção e concentração, sem esquecer suacontribuição para causar stress, nervoso e alteração de sono.
Tecnicamente, o ruído é um tipo de energia secundária proveniente de processos ou atividades e que se propaga no ambiente em forma de ondas, desde o foco produtor até o receptor a uma velocidade determinada e diminuindo sua intensidade com a distância e o meio físico.
A poluição sonora atrapalha diferentes atividades humanas, interferindo nacomunicação falada, base da convivência humana, perturbando o sono, o descanso e a relaxação, impedindo a concentração e aprendizagem ,criando estado de cansaço e tensão que podem afetar significativamente o sistema nervoso e cardiovascular.

10
3 JUSTIFICATIVA DO TEMA
Quando pensamos em poluição sonora, logo nos vem à lembrança o primeiro problema das escolas que é a planta: não se desenhamedifícios escolares levando em conta as condições acústicas, os arquitetos deveriam colocar o prédio no fundo do terreno, longe da rua e fazer o pátio na frente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite suportável para o ouvido humano é 65 decibéis. Acima disso, o organismo começa a sofrer. Para salas de aula, a Associação Brasileira de Normas Técnicas estipula que o limitetolerado é de 40 a 50 decibéis.

4 HIPÓTESES
O Ruído pode fazer mal à saúde?
O Ruído pode trazer algum problema funcional?
Existem soluções para estes problemas?
O presente trabalho busca respostas coerentes, justificadas, e apresentar soluções cabíveis para amenizar estes fatos dentro das escolas.

5 OBJETIVOS
O desenvolvimento deste trabalho tem como objetivo identificar, descrever, obtermaior conhecimento não só sobre os riscos, mas os problemas que podem causar à saúde dessas pessoas que estão expostas a este tipo de ruído, trazendo também algumas soluções para amenizar essa situação.

10
6 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Barulho ensurdecedor não é só um jeito exagerado de falar. Com o passar do tempo, uma pessoa exposta diariamente a sons muito altos pode ter a audiçãocomprometida. Máquinas, veículos e aglomerações tornam a poluição sonora cada dia mais intensa. E no ambiente escolar a situação não é das melhores. Se o barulho da sala de aula natural, é bom ficar alerta. A gritaria da turma, somada aos ruídos que vêm da rua, prejudica o bem-estar de todos e deve ser evitada.
Sons e vibrações que ultrapassam os níveis previstos pelas normas legais e que...
tracking img