Rrrrrr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade 3 – Educação e Diversidade: Relações Étnico-raciais
Preconceito e inclusão

Nesta unidade você terá a oportunidade de trabalhar com o conceito de representações simbólicas através de um exemplo visual, retirado do mundo da publicidade. As mesmas representações que circulam na sociedade, revelam-se nas escolas. O objetivo é treinar seu olhar para perceber essas representações. Alémdisso, você percorrerá uma reflexão a respeito da inclusão nas escolas.

A Diferença: o que a gente vê?

Seja bem vindo à nossa disciplina. Minha intenção é possibilitar a você conceitos e idéias que permitam uma leitura do mundo. Mas uma leitura em particular. O objetivo é que você seja capaz de ver a diversidade humana. Mais do que isto, desejo que você veja como a diversidade humana é importante ebenéfica para a nossa espécie.

Você já deve ter percebido que cada profissão tem uma forma de ver o mundo. Os médicos não enxergam as coisas da mesma maneira que um padre, por exemplo. Para compreender isto é só pensar no seguinte exemplo: imagine um acidente de trânsito. Para o bombeiro um acidente representa uma vítima a ser socorrida, para a seguradora significa um pagamento a ser feito, parao funileiro talvez represente mais serviço.

Você, futuro pedagogo e pedagoga, deve treinar o seu "olhar" pedagógico. Como uma das funções do educador é garantir o acesso de todos à cidadania plena, saber descobrir o significado das múltiplas representações sociais te auxiliará na intervenção educativa.

UM POUCO SOBRE MIM

Sou um curitibano que mora em Londrina desde 1987. Graduei-me emAdministração de Empresas na Universidade Estadual de Londrina, onde também concluí o curso de História. Como ninguém pode ficar sem estudar nos dias de hoje, fiz Especialização em Filosofia, Mestrado e Doutorado em História. Leciono há 11 anos. Trabalho com educação básica e superior. Já trabalhei em diversas escolas e já lecionei várias disciplinas.

VAMOS AOS ESTUDOS

Observe a seguinte imagem:

 [pic]

 

Esta imagem faz parte de uma campanha da empresa Benetton, uma indústria de roupas, famosa pelas polêmicas imagens que utiliza em suas campanhas publicitárias.

A intenção do publicitário é clara. Ele nos quer fazer pensar sobre o preconceito. Ele imaginou que a primeira ideia que nos viria à mente era que o homem branco seria o policial e o negro o bandido, mesmo que não exista, nafoto, qualquer indício desse fato. Mas como o publicitário acredita que grande parte das pessoas são preconceituosas, ele faz uma provocação. 

E é bem possível que esta seja, realmente, a primeira reação de muita gente, mesmo que neguem. O que faz uma pessoa ver um policial ou um bandido na figura são as representações que possuímos. 

1. O que são representações?

Representações são estruturasmentais que nos permitem ler o mundo. Vamos dar um exemplo: você está andando pela rua e ouve uma sirene. Você começa a procurar de onde vem o som. Você vê, então, uma ambulância passar. Você pensa que alguém deve estar muito doente ou machucado e está indo para o hospital.

O som da ambulância é uma representação. Concretamente é apenas um som emitido por um aparelho cuja função é somente esta. Masvocê interpreta o som: é uma ambulância, logo alguém está sendo socorrido.

Nós, seres humanos, somos seres simbólicos. Assim, nada é apenas o que é. Na cultura, tudo ganha um sentido. Por isso, na figura, o homem branco e o homem negro não são apenas isso, eles representam algo. Caso contrário, a imagem não tem sentido algum.

2. O que as diferenças representam

Devemos estar cientes, portanto,que os preconceitos são frutos dessas representações sociais. Nós, seres humanos, é que damos importância a determinados aspectos e não a outros. A cor da pele, por exemplo, nos interessa. Mas ninguém é discriminado pelo tipo de lóbulo que tem na orelha.

Um exemplo para ilustrar: logo após os atentados de 11 de setembro, houve um verdadeiro pânico nos Estados Unidos. Era o momento propício aos...
tracking img