Rousseu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WEFFORT, Francisco C. Os Clássicos da Politica-Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, Os Federalista’’. Editora Ática. São Paulo. 13º edição, 2006.

Rousseau
‘‘Dentre os filósofos dochamado século das luzes, que preconizavam a difusão do saber como o meio mais eficaz para se pôr fim à superstição, à ignorância, ao império da opinião e do preconceito, e que acreditavam estar dandouma contribuição enorme para o progresso do espírito humano, Rousseau, certamente, ocupa um lugar não muito cômodo. ’’ (p. 189)
‘‘Rousseau não partilha com seus contemporâneos o ideal da difusão dasluzes do saber, pode-se dizer que, ao invocar o ideal do sábio, sua exigência é ainda maior do que a deles, porque acompanhada de uma forte conotação moral. A ciência que se pratica muito mais pororgulho, pela busca da glória e da reputação do que por um verdadeiro amor ao saber, não passa de uma caricatura da ciência e sua difusão por divulgadores e compiladores, autores de segunda categoria, sópode contribuir para piorar muito mais as coisas. ’’ (p.190)
‘‘A verdadeira filosofia é a virtude, esta ciência sublime das almas simples, cujos princípios estão gravados em todos os corações. Para seconhecer suas leis bastas voltar-se para si mesmo e ouvir a voz da consciência no silêncio das paixões. ’’(p.190)
‘‘Uma vez, porém que já quase não mais se encontram homens virtuosos, mas apenasalguns menos corrompidos do que outros, as ciências e as artes, embora tenham contribuído para a corrupção dos costumes, poderão, no entanto, desempenhar um papel importante na sociedade, o de impedirque a corrupção seja maior ainda’’. (p.190)
‘‘Não se trata mais de levar as pessoas a agirem bem, bastas distraí-las de praticarem o mal. Impõe-se ocupá-las com bagatelas para desviá-las das más ações;em lugar de pregar-lhes, deve-se distraí-las Se meus escritos edificarem o pequeno número dos bons, eu lhes fiz todo o bem que dependia de mim e será talvez servi-los ainda mais utilmente oferecer...
tracking img