Rousseau – o contrato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rousseau – O Contrato Social
Universidade: Unicamp
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Disciplina:
Ano:
Professor:
Fichamento: O Contrato Social, Jean-Jacques Rousseau

Rousseau conduzseu raciocínio para explicar a necessidade e o porquê de o homem nascer livre mas revogar essa condição, uma vez que a liberdade é o maior bem que se pode ter e sua perda significa a renúncia àqualidade de homem e aos direitos do mesmo.
Rousseau rejeita a força como motivo para a abstenção da liberdade, a não ser que o mais forte a transforme em direito, mas isso não seria aceito por todos e nemse perpetuaria. As convenções então seriam a base de toda autoridade legítima entre os homens, sendo a melhor de suas formas a renúncia por parte de todos de suas liberdades e de seus direitos, poissubmetendo-se cada um a todos, não se submete a ninguém em específico. Essa associação teria por fim conservar a todos os homens, que unindo-se comporiam um corpo moral e coletivo.
Esse corpo seriacomposto por um soberano, e sua vontade seria a representação da vontade geral, não sendo esta contrária a de seus súditos, seus membros. Casa indivíduo pode vir a ter opiniões diversas das dosoberano, mas deve respeitá-las e cumpri-las como cidadão, senão estaria indo contra ele mesmo, contra sua própria liberdade, pois o soberano nada mais é do que a expressão do coletivo subjugado a umapersona. Apesar disso Rousseau afirma que as leis só servem quando em mãos de bons governos, e o estado social só é bom aos homens quando não há um grande desnível de propriedade entre eles, nenhum homemdeve ser pobre o suficiente para precisar vender-se, nem rico o suficiente para poder comprar outro que se venda.
A vontade de todos é a soma das vontades particulares, e essa deve ser a governante.Caso haja associações entre os cidadãos que pretendem levar vantagens sobre a vontade destes sobre a dos demais, esta deve ser eliminada, pois ataca ao princípio de igualdade que deve reger o Estado....
tracking img