Rotinas trabalhistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Os fatos que vemos são de extrema importância na vida de um contador, pois, se trata de temas altamente importantes como a rotina trabalhista desde a entrada do funcionário na empresa a suas remunerações e encargos, com impostos a recolher e todo o funcionamento do processo contábil e social que envolve esse sistema. Afinal existem diversas funções que a cultura pode exercer dentrode uma organização: ela define os limites, a coerência nos atos dos empregados; dá aos funcionários uma sensação de identidade, de pertencer a algo grande, amplo e sério, trazendo motivação e ainda fazendo-os se comprometer com interesses coletivos; reduz a ambigüidade, determinando exatamente como os trabalhos devem ser executados. Em relação ao processo contábil obter a quantidade de todos osassuntos da folha de pagamento e todos os trópicos para que no futuro a elaboração do balancete de verificação seja correta pois, desde o inicio precisar ser feito com muita atenção para não haver erros no futuro. E falando sobre juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: jurossimples ou juros compostos. Para o empresário passar a ter opções para escolher e, portanto, decidir o seu destino será necessário buscar informações. A melhor ferramenta para isso é a pesquisa de mercado. A demanda de um produto é definida como o conjunto das diversas quantidades que os usuários estão dispostos a adquirir desse produto, por unidade de tempo. Quando se emprega o termo estrutura demercado, três sentidos diferentes vêm à tona. O primeiro diz respeito às características, o segundo ponto de vista, a terceira maneira de se enfocar estrutura de mercado.



2 ROTINAS TRABALHISTAS
2.1 FOLHA DE PAGAMENTO.
A utilização da folha de pagamento é obrigatória para o empregador prevista na Lei n.º 8.212/91, da Consolidação da Legislação Previdenciária - CLP assim como é instituídana Consolidação das Leis do Trabalho - CLT pela Lei n.º 5.452/43. Independente da sua forma, seja feita à mão, por processos de pontos mecânicos ou pontos eletrônicos, onde os lançamentos dos apontamentos do cartão ponto são automatizados, desta forma, contendo o registro mensal de todos os proventos e descontos dos empregados. Alguns empregadores efetuam os pagamentos aos funcionários no últimodia do mês, sendo que neste caso a folha de pagamento deve ser fechada alguns dias antes, ganhando-se assim tempo para a análise mensal e para o cálculo dos proventos e descontos. Outros empregadores preferem realizar os pagamentos no limite máximo preconizado por lei que é no quinto dia útil do mês subseqüente ao vencido, de acordo com o Art. 459, § 1.º da CLT. "§ 1.º - Quando o pagamento houversido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subseqüente ao vencido".
2.2 CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
Os empregadores ficam obrigados a descontar na folha de pagamento dos seus empregados a contribuição devida ao sindicato (art. 545 CLT), refere-se a empregados e trabalhadores avulsos, onde obedecerá os sistemas de guias de acordo com as instruçõesexpedidas pelo Ministério do Trabalho.
Art. 545 - Os empregadores ficam obrigados a descontar na folha de pagamento dos seus empregados, desde que por eles devidamente autorizados, as contribuições devidas ao Sindicato, quando por este notificados, salvo quanto à contribuição sindical, cujo desconto independe
dessas formalidades. Parágrafo único - O recolhimento à entidade sindical beneficiária doimporte descontado deverá ser feito até o décimo dia subseqüente ao do desconto, sob pena de juros de mora no valor de 10% (dez por cento) sobre o montante retido, sem prejuízo da multa prevista no Art. 553 e das cominações penais relativas à apropriação indébita.
O desconto ao empregado deve ocorrer no mês de março na folha de pagamento e ser repassado ao sindicato da categoria no mês...
tracking img