Roteiro pratico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO PRÁTICO
[pic]

[pic]


Professor: Msc. Francílio de Carvalho Oliveira e
Esp. Jancineide Oliveira de Carvalho




INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO


A Bioquímica estuda a estrutura e a conformação molecular dos seres vivos, bem como as funções resultantes da interação molecular. Para se comunicarem, os bioquímicos utilizam-se de um modo geral dalinguagem química, empregando todavia muitas vezes termos particulares à Bioquímica, devido à peculiaridade que as funções orgânicas e ligações químicas adquirem nas biomoléculas. Os seres vivos constituem-se de uma variedade muito grande de moléculas abrangendo praticamente, todas as funções orgânicas.
A parte experimental da disciplina foi planejada para oferecer aos estudantes aoportunidade de desenvolver habilidades tais como:
• conduzir um trabalho em laboratório de química seguindo um planejamento previamente determinado, identificando e utilizando corretamente os reagentes, as vidrarias e os equipamentos;
• ter noções de como minimizar os riscos de acidentes em laboratório;
• observar os fenômenos relevantes em um trabalho experimental, registrar asobservações através de códigos e símbolos próprios da bioquímica, e interpretar os dados observados através do uso de teorias;
• ter a capacidade de planejar e executar experimentos nas condições de um laboratório de bioquímica.

Preparação para entrar no laboratório (fase pré-laboratório)

A fase pré-laboratório tem como objetivo familiarizar o aluno com o experimento a serrealizado. Leia com antecedência o roteiro da aula a ser realizada, procurando compreender os procedimentos a serem adotados, e dê especial atenção às advertências em relação à segurança.


Instruções para as aulas de laboratório


O aluno deverá portar os seguintes materiais obrigatórios para freqüentar as aulas práticas: um guarda-pó, o Caderno de Laboratório e o roteiro do experimento a serexecutada no dia. Não haverá reposição de aula prática;
Após finalização do experimento (fase pós-laboratório)
Finalizado o experimento e com todo os materiais limpos e guardados, realize a “Tarefa pós-laboratório” do roteiro. Em geral esta tarefa é constituída por questões que o auxiliará na interpretação dos dados coletados. A tarefa pós-laboratório deverá ser feita antes da próxima aulano Caderno de Laboratório, pois será cobrada pelo professor.

O Caderno de Laboratório
O Caderno de Laboratório deve conter todos os registros das atividades efetuadas no laboratório, numa linguagem direta e resumidas, mas de forma COMPLETA. Estas anotações devem ser realizadas, na maior parte, durante a própria aula. Os preparativos pré-laboratoriais devem ser feitos antes da realizaçãodo experimento, enquanto as discussões e conclusões podem ser registradas depois. Entretanto os dados e observações devem ser anotados durante a própria aula, para evitar que se percam informações armazenadas de memória. Seguindo este procedimento, economiza-se tempo e trabalho. Para um bom registro de informações observe as seguintes recomendações:
• Iniciar sempre o registro com o númerodo experimento (ou da aula) e a data. Em seguida anote o título e faça um breve resumo do que será feito durante a aula, contendo os objetivos e os procedimentos. Eventualmente, dependendo do que for ser realizado, o procedimento poderá ser mais bem descrito através de um fluxograma, principalmente quando envolver várias etapas. Nesta fase está incluída também a construção de tabelas paraanotações dos dados experimentais. • As anotações dos dados e das observações devem ser individuais. Habitue-se a fazer os registros à tinta, e as eventuais retificações não deverão ocultar as anotações incorretas. Freqüentemente os dados considerados aparentemente errados, podem se revelar valiosos posteriormente.

INSTRUÇÕES
1. Lembre-se que o laboratório é um lugar para trabalhos sérios e não...
tracking img