Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Esquelético
O Joelho é formado por 4 peças osseas: Fêmur,Tíbia, Fíbula e Patela.
Acidentes:
Fêmur: (Epífise distal) Tubérculo do Adutor,Epicôndilo Medial, Epicôndilo Lateral, Face Patelar, Côndilo Lateral, Côndilo Medial, Fossa Intercôndilar.
Tíbia: (Epífise Proximal) Área Intercondilar Anterior, Côndilo Lateral, Tubérculo Intercondilar Lateral da Eminência Intercondilar, TubérculoIntercondilar Medial da Eminência Intercondilar, Côndilo Medial, Tubérculo de Gerdy, LInha oblíqua, Tuberosidade da Tíbia, Face articular Superior, Área Intercondilar Posterior,SulcoP/ Inserção do Tendão do Musculo Semimembranáceo, Condilo lateral.
Fíbula: (Epifise Proximal) Apice da cabeça, Cabeça, Colo da Fíbula.
Patela: Base da Patela, Face Anterior, Face Articular, Apice da Patela.Sistema Articular
A articulação do joelho é formada pelo contato entre a extremidade distal do fêmur (osso da coxa), pela extremidade proximal da tíbia (osso da perna),pela extremidade proximal de fíbula e pela patela. Os movimentos dessa articulação são flexão,extensão e quando está em angulo de 90º uma leve rotação (Lateral e Medial).
O joelho é umaarticulação sinovial complexa. Na verdade ele possui duas articulações separadas:
· A articulação fêmoro-patelar consiste na patela, um osso sesamóide que reside no interior do tendão do músculo anterior da coxa (musculo quadriceps femoral), e na superfície patelar na frente do fêmur, na qual ele desliza.
· A articulação fêmoro-tibial liga o fêmur (osso da coxa) à tíbia, o principal osso da perna. Aarticulação é banhada por um fluido sinovial viscoso, que está contido dentro da membrana sinovial, ou cápsula articular.
O escavamento atrás do joelho é conhecido como fossa poplítea.
O joelho é uma articulação sinovial do tipo condilar, seu aspecto Morfológico é contido por:
Capsula Articular
Cavidade Articular
Cartilagem Articular
LiquidoSinovial
Ligamento intra-Capsular
Ligamento Extra-capsular
Bolsa,Menisco
Aspecto Funcional:
União
Móvel
Bi-Axial (pois possui 4 movimentos em torno de 2 eixos.
A articulação do joelho possui quatro ligamentos que agem na sua estabilização. São eles: ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior, ligamento colateral lateral e ligamento colateral medial. Os ligamentos cruzado anterior ecruzado posterior estabilizam o joelho de forma que não deixe a tíbia se anteriorizar em relação ao fêmur e vice versa.
Já os ligamentos colateral medial e colateral lateral são responsáveis pela estabilização do joelho, impedindo movimentos laterais e mediais do joelho, que não são movimentos naturais do joelho.
Nome Dos Ligamentos Relacionados:
Ligamento da Patela
Ligamento ColateralFíbular
Ligamento Colateral Tíbial
Ligamento Anterior da Cabeça da Fíbula
Ligamento Posterior da Cabeça da fíbula
Ligamento Cruzado Anterior
Ligamento Cruzado Posterior
Ligamento Meniscofemural Posterior
Ligamento Transverso Do Joelho
Ligamento Poplíteo Obliquo (expansão Tendínea do Músculo Semimembranoso)
Ligamento Popliteo Arqueado (Margem da Capsula que se Arqueia sobre o músculoPoplíteo)
O joelho possui Meniscos e bolsas.
Os meniscos são dois discos fibrocartilaginosos em forma de meia-lua, localizados na superfície superior da tíbia. Estão destinados a absorver impactos. Como são mais espessos lateralmente e côncavos na superfície articular proximal, os meniscos estão inseridos na superfície articular tibial, relativamente chata. Como não existe suprimentosanguineo na fibrocartilagem, as lesões não podem ser reparadas sozinhas.
O nome dos menisco são : Menisco Lateral e Menisco Medial.
O propósito de uma bolsa sinovial é reduzir fricção. Cerca de 13 bolsas sinoviais, estão localizados na articulação do joelho. Elas são necessárias porque os tendões localizados ao redor do joelho possuem uma linha de tração relativamente vertical contra áreas...
tracking img