Rotatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4. REFERENCIAL TEÓRICO
Para Sonia Jordão (2008):


A tarefa dos lideres de hoje é simples e difícil: precisam encontrar as melhores pessoas que puderem e motivá-las para que façam o trabalho da forma mais bem feita possível e à maneira delas próprias. (...) Um líder é alguém capaz de tirar um grupo de onde ele está e levá-lo aonde devia estar.





Ouseja, a grande tarefa dos lideres é motivar continuamente seus liderados para assim conseguir que os mesmos alcancem os objetivos da organização. O líder não é aquele que manipula as pessoas e sim aquele que influencia que consegue ser justo e tratar cada um de forma única.


Harold Weinstein (2008), diz que um líder de sucesso deve:





• Ser adepto de uma visão criativa queinfluencia outras pessoas
• Habilidosos para construir relações estratégicas que ajudarão a alcançar suas metas.
• Mestres na resolução de problemas e superação de obstáculos,
• Arrojados, assumem riscos e tentam novas ideias e abordagens.



Para os liderados, é importante se sentir valorizado, e essa valorização influencia nos resultados e naprodutividade da equipe.


Omar Souki (2008) descreve que: “Os liderados ao se sentirem ouvidos, compreendidos e respeitados, sentem-se valorizados e cada vez mais comprometidos com a causa do líder”.


Também é importante avaliar quais são os fatores que geram motivação nos colaboradores, pois para ser um bom líder é importante conhecer quais são os fatores que influenciam na motivaçãodos colaboradores.


O mais conhecido autor sobre teoria da motivação é Abraham Maslow (1908-1970) que em meados da década de quarenta, anuncia a sua teoria sobre motivação. Tendo como base as suas observações como psicólogo, Maslow fundamentou a Teoria das Necessidades. Bergamim (2008) diz que a teoria de Maslow propõe que os fatores de satisfação do ser humano dividem-se em cinco níveisdispostos em forma de pirâmide. A base da pirâmide compreende as necessidades de nível baixo, que são as necessidades fisiológicas e de segurança; o topo da pirâmide é constituído pelas necessidades de nível alto, representantes da busca pela individualização do ser, são as necessidades sociais, de estima e de auto realização. À medida que um nível de necessidade é atendido, o próximo torna-sedominante, como demonstrado na figura abaixo:




[pic]
Figura 1: Teoria da pirâmide de Maslow
Fonte: http://site.suamente.com.br/a-piramide-de-maslow/ (2008)





É essencial que o líder saiba qual o elemento motivador de cada trabalhador, pois o elemento que motiva um não é o mesmo elemento que motiva o outro. Assim a motivação não pode ser feita em massa. Talvez esseseja o erro mais comum nas empresas, os lideres tentam motivar a todos com os mesmos elementos motivacionais, porém erram quando este elemento ao invés de motivar acaba desmotivando. (SUA MENTE. Piramide de Maslow. Disponível em Acesso em: 17 de Setembro de 2012).


Outro autor que formulou teoria sobre motivação foi Frederick Herzberg, que desenvolveu a Teoria dos dois fatores a partir deentrevistas feitas com 200 engenheiros e contadores da indústria de Pittsburgh, como demonstrado na figura abaixo:





[pic]
Figura 2: Teoria de Herzberg
Fonte: http://cassia-both.blogspot.com.br/2009/10/6-teoria-comportamentalista.html (2009)



Estas procuravam identificar quais as consequências de determinados tipos de acontecimentos na vida profissional dosentrevistados, visando a determinar os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que os fizeram sentirem-se infelizes na situação de trabalho. Esta se baseia em:


Fatores Higiênicos: Ou fatores extrínsecos, pois se localizam no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho.


Como essas condições são...
tracking img