Plantas daninhas, herbicidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Plantas Daninhas
Planta daninha é qualquer ser vegetal que cresce onde não é desejado. Dentro dessa definição ampla também deve ser enquadrada como tal a tiguera de culturas que vegetam espontaneamente em lavouras subsequentes a estas. No presente trabalho são consideradas apenas as espécies daninhas que ocorrem em culturas agrícolas de solos preparados convencionalmente ou em plantio direto,pomares, cafezais e outras culturas perenes.
As plantas daninhas, quando crescem juntamente com as culturas agrícolas, interferem no seu desenvolvimento reduzindo- lhes a produção –competem pela extração dos elementos vitais (água, luz, CO² e nutrientes) e exercem inibição química sobre o seu desenvolvimento, fenômeno conhecido como “alelopatia”.
Estima- se que as perdas ocasionadas às culturasagrícolas pela interferência das plantas daninhas no Brasil sejam em torno de 20- 30%. Além da redução quantitativa da produção com sementes e restos de plantas daninhas. Em cereais, adicionalmente, aumentam o teor de umidade dos grãos, diminuindo- lhes o valor comercial.
As plantas daninhas podem ainda comprometer indiretamente certas culturas agrícolas por hospedarem pragas e doenças antesdestas infestarem as próprias culturas. A sua presença em uma lavoura, por outro lado, exige a adoção de práticas de controle e diminui o rendimento da operação de colheita, aumentando o custo de produção e, por conseguinte, diminuindo a eficiência agrícola.

Controle de Plantas Daninhas
O controle de plantas daninhas consiste na doação de certas práticas que resultam na redução da infestação, masnão, necessariamente, na sua completa eliminação; esta é a erradicação, o controle ideal, porém, dificilmente obtido na grande agricultura.
A erradicação da infestação de plantas daninhas implica na completa remoção, para uma determinada área, de todas as sementes e suas estruturas de reprodução vegetativa. Devido ao alto custo, e erradicação só é praticada em pequenas áreas, como em viveiros deplantas frutíferas e ornamentais, jardins, vasos e, eventualmente, pequenas hortas.
O nível de controle de plantas daninhas obtido em uma lavoura depende da espécie infestante, da cultura e dos métodos empregados. Muitas vezes faz- se necessário a associação de dois ou mais métodos para se atingis o nível desejado, tal fato constituindo –se no “controle integrado”.

Controle Preventivo
Ocontrole preventivo de plantas daninhas consiste no uso de práticas que visam prevenir a introdução, estabelecimento e/ou a disseminação de determinadas espécies em áreas ainda por elas não infestadas. Estas áreas podem ser todo um país, estado, município, fazendo ou até mesmo um talhão ou quadra agrícola.
A nível nacional o estadual, o controle preventivo de plantas daninhas é efetuado através dalegislação de sementes que regula a sua entrada no país e comercialização interna. A legislação estabelece limites de tolerância para sementes de espécies proibidas para cada cultura ou grupo de culturas.
Localmente, é da responsabilidade de indivíduos ou grupos de pessoas com o desejo comum de prevenir a introdução e disseminação de uma ou mais espécies daninhas; em síntese, o elemento humano é achave do controle preventivo.

Controle Cultural
O controle cultural consiste no uso de práticas comuns ao bom manejo da água e do solo, como a rotação de cultura, a variação do espaçamento da cultura e o uso de coberturas verdes.
a) Rotação de culturas: A rotação de culturas é praticada como meio de prevenir o surgimento de altas populações de certas espécies de plantas daninhas maisadaptáveis a uma determinada cultura. Cada cultura agrícola é geralmente infestada por espécies daninhas que possuem as mesmas exigências da cultura e apresentam os mesmos hábitos de crescimento. O capim- arroz em lavouras de arroz, o apaga- fogo em lavouras de milho, a mostarda em lavouras de trigo e caruru- rasteiro em cana –de- açúcar, são alguns exemplos de tal associação. Quando são aplicadas as...
tracking img