Manejo de plantas daninhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia e interferência das plantas daninhas na cultura de cana-de-açúcar
As plantas daninhas são um dos principais fatores bióticos presentes no cultivo da cana-de-açúcar com capacidade para interferir no desenvolvimento e na produtividade da cultura, causando reduções na quantidade e na qualidade do produto colhido, bem como reduz a longevidade do canavial e aumento dos custos de implantaçãoe manutenção.
Muitas plantas daninhas são importantes nas áreas canavieiras e variam de região para região, contudo as gramíneas capim-braquiária (Brachiaria decumbens), capim-marmelada (Brachiaria plantaginea), capim-colonião (Panicum maximum), capim-colchão (Digitaria spp.) e grama-seda (Cynodon dactylon), as folhas largas trepadeiras como cordas-de-viola (Ipomoea spp e Merremia spp) e mucunapreta (Stozolobium aterrimum), a tiririca (Cyperus rotundus) e algumas outras dicotiledôneas como picão-preto (Bidens pilosa) e leiteiro (Euphorbia heterophylla) correspondem as mais importantes de forma geral.
A interferência é influenciada por fatores ligados à própria cultura (espécie ou variedade, espaçamento e densidade de plantio), à época e extensão do período de convivência e aos fatorescaracterísticos das plantas daninhas (composição específica, densidade e distribuição). Trabalhos para a situação de cana-planta indicam que o período crítico de prevenção da interferência (PCPI) situa-se, em média, entre 30 e 100 dias após a deposição dos toletes. Para soqueira, constatou que o PCPI localiza-se de 25 a 130 dias. O conhecimento do PCPI é uma ferramenta fundamental para a escolhado herbicida, da dose e residual do mesmo.
O conhecimento das interações entre plantas daninhas e desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar ao longo do ano por si só já correspondem a uma importante etapa do manejo de plantas daninhas, que muitas vezes é negligenciado em função do simples aumento de dose de um determinado herbicida ou pela associação de dois ou mais ingredientes ativosherbicidas, em detrimento do planejamento sustentável quanto aos aspectos econômico e ambiental.
Controle e manejo de plantas daninhas na cultura de cana-de-açúcar
Para evitar as perdas provocadas pela plantas daninhas devem-se realizar medidas eficientes de manejo desses agentes. As medidas de manejo devem ser feitas da forma mais racional possível, integrando medidas culturais, mecânicas e químicas,sendo esta última a que resulta em melhores índices de controle, tornando o método químico de grande utilização entre os produtores de cana. Entre as medidas de manejo cultural, que objetivam tornar a cultura mais competitiva em relação às plantas daninhas pode-se mencionar: escolha correta da variedade (perfilhamento, brotação, suscetibilidade a herbicidas etc.); controle de pragas e nematóides(evitar interações negativas); adubação equilibrada da cultura; espaçamentos reduzidos, entre outras. O controle mecanizado inclui operações de preparo do solo, cultivos, roçadas e operações de reforma.
O principal método de controle das plantas daninhas é o químico através da aplicação de herbicidas, tanto na condição de pré como de pós-emergência destas plantas, sendo os pré-emergentes maisutilizados pela logística de aplicações e desenvolvimento da cultura. A dose eficaz de um herbicida depende de diversos fatores como as características físico-químicas do herbicida, a espécie a ser controlada, o estádio de desenvolvimento da planta daninha e da cultura, as técnicas de aplicação, os fatores ambientais no momento e após a aplicação dos herbicidas, tipo de solo etc.
As interaçõesentre ambiente de produção, cultura, plantas daninhas e herbicida são as mais variadas possíveis, o que gera diferentes recomendações de tratamentos químicos, com implicações sobre a logística e o material humana da unidade produtiva.
Considerando-se o canavial como um sistema de produção onde a cana-planta é a primeira etapa de alguns anos seguidos pelo que chamamos de soqueiras, devemos manejar...
tracking img