Plano de manejo de plantas daninhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE MANEJO

A cultura da aveia pode sofrer interferências de outras espécies, especialmente nos estádios iniciais de seu desenvolvimento, prejudicando a sua produção. As principais invasoras da aveia são as de folha larga e algumas de folha estreita, portanto, devem ser controladas desde o inicio da implantação da cultura na lavoura. No sistema de PD, para se obter sucesso no controle dedaninhas, o controle é obtido pelo efeito conjugado da presença dos restos culturais (palha) e pela utilização de herbicidas, quando necessário.
O objetivo deste plano de manejo é orientar o produtor quanto ao manejo adequado de plantas daninhas na cultura da aveia, tendo como finalidade a produção de grãos. A localidade onde foi elaborado esse plano de manejo encontra-se na cidade de PassoFundo, norte do estado do Rio Grande do Sul, seu solo é classificado como Latossolo Vermelho argiloso.

Objetivo:

Elaborar um plano de manejo para um produtor rural, numa área recém-adiquirida, que ficou por um período superior a um ano sem cultivar e agora se pretende plantar aveia.

Características da área:

Plano de manejo foi elaborado para uma área fictícia na cidade de passo fundo –RS, com o nome de fazenda Santa Maria e proprietário o Senhor João dos Reis, a Área cultivada será de 30 Há, e que por motivos de brigas judiciais do antigo dono, ficou um período superior a um ano sem cultivares. O Senhor João realizou uma aplicação de herbicida no local no mês de fevereiro, bem quando as plantas presentes ali estavam no estagio de floração e formação das sementes. Antes daimplantação da cultura, foi necessário realizar um levantamento floristico por amostragem da área, para se ter uma ideia das plantas daninhas ainda presentes . O produtor pretende trabalhar com alto nível tecnológico, com disponibilidade de maquinários para os tratos culturais, possuindo um pulverizador de 2500 litros autopropelido.

Plantas daninhas encontradas na área, com suas respectivasporcentagens de presença na área:
.Azevém (Lolium multiflorum) – 40%.
.Leiteiro (Euphorbia heterophylla) - 20%.
.Trapoeraba (Commelina benghalensis) – 10%.
Capim-pé-de- galinha- Eleusine indica).- 10%.
.Picão-preto (Bidens pilosa)- 10%.
.Capim colchão- Digitaria horizontalis – 10%.

Manejo Pré-plantio

A infestação de daninhas na área em período pré-plantio será manejada da seguinte maneira como herbicida Paraquat - Gramoxone 200 (solução aquosa concentrada, 200 g L-1) com dosagem de 0,4 kg ha-1 do i.a, sendo 2 l ha-1 produto comercial, pois é recomendado para ervas em estagio de desenvolvimento mais adiantado com vazão de 400 l ha-1 de calda para ervas bem desenvolvidas, utilizar adjuvante não iônico na proporção de 0,1% v.v. (Agral, 100 ml/100litros de calda) ele é um herbicida nãoseletivo de contato com translocação muito reduzida na planta, então se encaixa perfeitamente como um dessecante pré-plantio, pois possui um grande espectro de ação sobre as espécies de plantas daninhas. Não deixa residual no solo e pode-se realizar o plantio logo após a sua aplicação, rápida absorção e necessita apenas de 30 minutos sem chuva para que seja absorvido.
Considerando os dados e aárea a ser controlada e os equipamentos disponíveis pelo agricultor serão necessários: 60 l de Gramoxone produto comercial, sendo 12 kg de ingrediente ativo, serão necessários 12 litros de adjuvante Agral e será necessária a aplicação de 4,8 tanques cada um contendo a seguinte dosagem 12.5 l de gramoxone produto comercial; 2,5 L de Agral.




Plantio da Cultura


- Sistema de plantio: Será outilizado na aveia o sistema de plantio direto, que ajuda no controle a infestação das plantas daninhas devido aos restos culturais (palha).

- Cultivar: A cultivar plantada será a aveia preta Embrapa 29 (Garoa), com ciclo de 110 a 140 dias para a produção de grãos. A época de plantio é de março a maio, com espaçamento entre linha de 0,17 m a 0,20 m, utilizada em torno de 60-80 Kg de...
tracking img