Enzima nitrogenase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVOS 3
2.1. Objetivo Geral 3
2.2. Objetivos Específicos 3
3. DEGRADAÇÃO DAS PASTAGENS 4
3.1. Conceitos 4
3.2. Papel das Plantas daninhas como Indicadoras da Degradação das Pastagens 4
3.3. Tipos de formação de pastagens 5
4. PROCESSOS E CAUSAS DA DEGRADAÇAO DAS PASTAGENS 6
4.1. Uso Excessivo das Queimadas nas Pastagens 8
5. MANEJO E DEGRADAÇAO DASPASTAGENS 9
5.1. Manejo da Fertilidade do Solo 11
5.2. Ciclagem de Nutrientes 11
6. METODOS DE RECUPERAÇAO DAS PASTAGENS DEGRADADAS 15
6.1. Estratégias de Recuperação das pastagens 15
7. INTEGRAÇÃO LAVOURA – PECUARIA- FLORESTA (ILPF) 15
7.1. Objetivos do ILPF 16
7.2. Benefícios do Sistema ILPF 17
7.3. Resultados do Sistema ILPF 17
7.4. Benefícios da Lavoura para a Pecuária 17
7.5. Benefíciosda Pecuária para a Lavoura 17
7.6. Benefícios da Floresta para a Lavoura e Pecuária 18
8. SISTEMAS AGROSILVOPASTORIS 18
9. CONCLUSÃO 20
10. BIBLIOGRAFIA 21

INTRODUÇÃO

A degradação das Pastagens é um fenômeno comum em pastagens formadas sob diferentes ecossistemas. Estima-se que 50 á 80% de áreas de pastagens cultivadas, cerca de 25 a 40 milhões de hectares, estariam degradados ou emprocesso de degradação (VIEIRA; KICHEL, 1995 e BARCELLOS, 1996; MACEDO et al 2000; PERON; EVANGELISTA, 2004; DIAS FILHO, M. B., 2007).
No Brasil a produção animal em regiões dos Cerrados é realizada sob pastejo direto em pastagens. As pastagens sob Cerrado, a qual é responsável por cerca de 40-50% da produção de carne (DIAS FILHO, 2007; NASCIMENTO JUNIOR et. al., 2000). No país ocupamaproximadamente de 45 á 50 milhões de hectares, das quais, 50% se encontram em estágios de degradação (NASCIMENTO JUNIOR et. al., 2000).
Estima-se que no Cerrado áreas cultivadas com pastagens está em torno de 50 milhões de hectares, sendo que 50% destas áreas são cultivadas com a Brachiaria decumbens, por que são adaptadas regiões de Cerrado, de solos ácidos e de baixa fertilidade (NASCIMENTO JUNIOR et. al.,2000).
Hoje são vários os métodos de recuperação de pastagens degradadas, sendo um deles o Sistema de Integração Lavoura – Pecuária – Floresta e Sistema Silvipastoril, que além de aumentar a produtividade animal (pecuária), de grãos (lavoura) e qualidade das espécies arbóreas cultivadas nestas áreas (floresta), trás grandes benefícios como a recuperação da capacidade produtiva do solo,diversificação da produção, ou seja, maiores rendimentos por unidade de área, diminuição do uso de agrotóxicos e redução da erosão do solo.

OBJETIVOS
*
Objetivo Geral
Descobrir quais são os indicadores de degradação de pastagens, qual o manejo correto para cada ecossistema, fazendo a correlação entre o ciclo de nutrientes e com a degradação das pastagens para obter uma pastagem adequada, alem desaber a forrageira adequada para cada tipo de solo. Correlacionar os fatores que originam a degradação das pastagens com possíveis alternativas técnicas para o estado de Mato Grosso, desenvolvendo conceitos técnicos e a identidade do grupo.

Objetivos Específicos

Avaliar os tipos de degradação (sendo degradação agrícola e biológica), levando em consideração os causadores, como o uso dequeimadas e a super concentração de gado nas áreas de pastagens e as praticas inadequadas. E os indicadores, como as plantas daninhas e insetos. Pastagem adequada para cada tipo de solo e o manejo através do sistema Silvipastoril.

DEGRADAÇÃO DAS PASTAGENS

Conceitos
A degradação das pastagens é a diminuição da produtividade agrícola, podendo ou não ter perdido a capacidade de manter aprodutividade biológica significativa. O principal fator que contribui para tornar a pastagem mais suscetível á degradação, é o manejo inadequado das pastagens como, falta de adubação, uso excessivo do fogo, períodos de descanso do pastejo dos quais, não são respeitados e preparo inadequado da área. A pastagem degradada ou em degradação necessitaria de diferentes estratégias de intervenção para recuperar...
tracking img