Rotatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Absenteísmo e Rotatividade de Pessoal
abril 14th, 2010 § 3



A análise de indicadores de absenteísmo e rotatividade de pessoal pode ser uma fonte significativa de entendimento dos custos, doclima e de ganhos efetivos de resultados financeiros e sociais. Muitas vezes esses indicadores são controlados de forma simplista e operacional, perdendo-se o enfoque estratégico na gestão de valor dosativos humanos.


Absenteísmo é definido como ausências não programadas ao trabalho e rotatividade de pessoal como a relação entre as admissões e os desligamentos ocorridos. Esses índicescaminham paralelamente: altos índices de absenteísmo e rotatividade de pessoal podem indicar problemas nas relações, nos salários, nos benefícios, no desenvolvimento ou nas condições de trabalho que, por suavez, podem ser fatores geradores de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais, reclamações trabalhistas, greves, perda de talentos, perda de clientes, perda de mercado, etc.

Absenteísmo


Oabsenteísmo é um dos grandes vilões da perda de produtividade em decorrência do aumento dos custos, diretos e indiretos. Alguns são facilmente identificáveis, mas há outros que, apesar de percebidos,não são tão fáceis de demonstrar, como por exemplo: produtos e/ou serviços que deixaram de ser realizados, tempo para prover a substituição do empregado ausente, necessidade de um maioracompanhamento por parte da supervisão, custos de treinamento, aumento de horas extras, clima de não compromisso, queda da qualidade e estresse dos demais empregados. Tudo isso se refere à motivação, à saúde e aocompromisso da força de trabalho, assim como à competência em gestão de pessoas.

Rotatividade de Pessoal


A rotatividade de pessoal demonstra o "grau de oxigenação" da empresa. É precisonavegar mantendo o equilíbrio entre a manutenção das pessoas e a captação de novas e diferentes contribuições, o que significa preservar a cultura organizacional e incorporar inovações. O mais importante...
tracking img