Rotatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA – MG

ANA PAULA SOUSA
ÉLEN SILVA
RAYANNE CONCEIÇÃO DE MORAES
RODNEI MACHADO DE SOUZA
TATIANA DO PRADO SANTOS PIMENTA

ROTATIVIDADE

UBERLÂNDIA
2011
ANA PAULA SOUSA
ÉLEN SILVA
RAYANNE CONCEIÇÃO DE MORAES
ANA PAULA SOUSA
ÉLEN SILVA
RAYANNE CONCEIÇÃO DE MORAES
RODNEI MACHADO DE SOUZA
TATIANA DO PRADO SANTOS PIMENTA

ROTATIVIDADE

Projeto depesquisa sobre Rotatividade apresentado à Faculdade Pitágoras de Uberlândia/MG, Curso Tecnólogo em Recursos Humanos (RH), disciplina Técnicas de Comunicação e Pesquisa, primeiro período, como requisito parcial para aprovação na referida disciplina.

Orientadora: Profa. Ms. Elimar Beatriz Borges

Uberlândia
2011
1 Tema

Rotatividade.

2 Delimitação do tema

A alta rotatividade dentro deuma empresa de transportes, situada na cidade de Uberlândia, no momento atual (2011).

3 Objetivos
3.1 Objetivo Geral

Analisar quais os motivos principais extrínsecos e intrínsecos que influenciam na alta rotatividade dos colaboradores de uma transportadora.

3.2 Objetivos Específicos

- Executar uma pesquisa bibliográfica, especificamente, sobre rotatividade nas empresas;- fazer uma pesquisa de campo para verificar a questão da rotatividade em uma transportadora;
- averiguar se os problemas particulares do colaborador motivam o aumento do turnover1 na organização;
- verificar se as normas e procedimentos da empresa contribuem para o absenteísmo do trabalhador;
- da mesma forma, examinar a relação da estrutura do espaçofísico e o relacionamento profissional dos diversos níveis hierárquicos da empresa;
- observar a influência do aumento salarial e a escala de folgas nas aspirações do trabalhador;
- avaliar se a ausência de motivação do colaborador influencia em sua produtividade e permanência na empresa.

1turnover – termo em inglês que significa rotatividade (entrada e saída) depessoal. Disponível em:

4 Justificativa

Segundo Chiavenato (2010) rotatividade de pessoal ou turnover1 é o fluxo de entrada e saída de colaboradores em uma empresa; ou seja, as entradas são para compensar a saída dos colaboradores da organização. Sendo assim a cada desligamento quase sempre está ligada a uma nova contratação, onde o novo colaborador irá substituir o funcionário desligado daorganização.
A justificativa do presente projeto, portanto, é porque a pesquisa que será desenvolvida pode ajudar investigar a questão da rotatividade em uma transportadora de cargas fracionadas e apresentar formas de reverter essa situação, além de descobrir onde estão as falhas, se dentro ou fora da empresa, a fim de gerenciar esses fatores, na tentativa de diminuir o turnover1 que gera custoscom admissões, desligamentos e treinamentos de funcionários, ou seja, estudar a questão da rotatividade é imprescindível para qualquer organização que queira se destacar em um mercado tão competitivo.

5 Problema

Quais são os motivos principais extrínsecos e intrínsecos que influenciam na alta rotatividade dos colaboradores de uma transportadora?

6 Metodologia

De acordo com Gil (2002),a pesquisa bibliográfica é baseada em livros e artigos científicos. A vantagem dessa pesquisa está no fato de permitir ao pesquisador a avaliação de inúmeros fenômenos, maior do que aquela que poderia pesquisar diretamente. É importante quando o problema de pesquisa requer dados espalhados em um grande espaço. Será usada, portanto, no presente projeto por que ela fornece os subsídios teóricos paraanálise da rotatividade. A pesquisa de campo, segundo o mesmo autor, é semelhante ao levantamento, a maior diferença é que o último tem maior alcance e o estudo de campo maior profundidade. A pesquisa de campo apresenta maior flexibilidade, ocorre mesmo que seus objetivos sejam reformulados ao longo da pesquisa. Nele, o pesquisador realiza a maior parte do trabalho pessoalmente, além de...
tracking img