Rota do sol caxias do sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisão Teórica


Floresta Ombrófila Mista e Montana


Floresta ombrófila mista (figura 1), também chamada de Floresta de Araucária, é um ecossistema com chuva durante o ano todo, normalmente em altitudes elevadas, e que contém espécies angiospermas mas também coníferas. Encontrado no Brasil principalmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, faz parte do biomamata atlântica.
A floresta de araucária não abriga apenas a sua espécie típica, mas muitas outras que formam comunidades interativas e diferenciadas em florística, estrutura e organização ecológica. Existe muita riqueza na floresta de araucária, seja nos seus componentes arbóreos, no sub-dossel ou nas copas que formam dosséis irregulares. Nesse ambiente a biodiversidade atinge níveiselevados, apesar de sua aparente simplicidade estrutural.
Pode ser classificada como uma Floresta Montana, com 400 até mais ou menos 1000 m de altitude. Esta formação, encontrada atualmente em poucas reservas particulares e no Parque Nacional do Iguaçu, ocupava quase que inteiramente o planalto acima de 500 m de altitude, nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Florestasmontanas se desenvolvem sobre solos argilosos (litosolos) que são menos profundos e contêm menos material orgânico. Devido às elevações mais altas, as temperaturas da faixa montana são menores e portanto as precipitações são maiores e acontecem com muita freqüência.Por causa disto, as árvores da faixa montana são menos altas e mais finas.

Mata Atlântica


A Mata Atlântica é uma formaçãovegetal brasileira. As florestas atlânticas apresentam árvores com folhas largas perenes. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas. Foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul, em especial no Brasil. Acompanhava toda a linha do litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte (regiões meridionais e nordeste). Nas regiões Sul eSudeste chegava até Argentina e Paraguai. Cobria importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro, e era contínua com a Floresta Amazônica. Em função do desmatamento, principalmente a partir do século XX, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínuos, abiodiversidade de seu ecossistema é uma dos maiores do planeta.


Mata Nebular



A Mata nebular, floresta de altitude ou floresta ombrófila densa altomontana é geralmente encontrada a partir dos 1000 metros de altitude, inserida em ambientes saturados de umidade e condensação decorrentes de massas de ar que se deslocam a partir do mar ou da frequência constante de chuvas. A vegetação é baixa,densa, com dossel (resultado da sobreposição dos galhos e folhas das árvores), entre 5 e 10 metros, recoberta de epífitas, orquídeas, bromélias, musgos e líquens, sendo comum em solos pedregosos, cumes de elevações e beiradas dos paredões de basalto e cânions na região dos Aparados da Serra, no sul do Brasil. É encontrada em abundância na parte superior do Parque Nacional da Serra Geral e do ParqueNacional de Aparados da Serra no Rio Grande do Sul.


Campos de Altitude


Os campos de altitude são um ecossistema do bioma Mata Atlântica que ocorre acima dos limites de ocorrência da floresta altomontana, onde predominam rochas expostas e vegetação rasteira formada, principalmente, por gramíneas e muitos liquens, possui espécies herbáceas e arbustivas. Freqüentemente as espéciesarbustivas baixas ocorrem esparsamente em meio ao denso tapete graminóide. O caráter disjunto e o isolamento geográfico deste ecossistema constituem fatores relevantes para a ocorrência de um alto grau de biodiversidade e endemismo.


Mata Paludosa


As matas de brejo ou florestas paludosas (figura 2) têm distribuição naturalmente fragmentada, pois se encontram restritas aos solos...
tracking img