Romantismo

Páginas: 5 (1247 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014
Romantismo
O Romantismo foi um movimento cultural que surgiu inicialmente na Grã-Bretanha e na Alemanha, como reacção ao culto da razão do Iluminismo, um pouco mais tarde em França, nos países do sul e na Escandinávia espalhando-se depois por toda a Europa e Estados Unidos da América. É um estado da sensibilidade europeia entre finais do séc. XVIII e princípios do séc. XIX. O seu nome deriva de"romance" (história de aventuras medievais), que tiveram uma grande divulgação no final de setecentos, respondendo ao crescente interesse pelo passado gótico e pela nostalgia da Idade Média.
Foi originalmente um movimento de facto revolucionário que adoptou as ideias políticas e filosóficas elaboradas pelo século das Luzes: livre expressão da sensibilidade e afirmação dos direitos do indivíduo.Mas o romantismo, para lá da sua oposição à estética clássica, quer revelar a parte do homem oculta pelas convenções estéticas e sociais.
Muito variada nas suas manifestações, essencialmente ao nível da literatura e das artes plásticas, esta corrente sustentava-se filosoficamente em três pilares: o individualismo, o subjectivismo e a intensidade. Contra a ordem e a rigidez intelectual clássica,os artistas românticos imprimiram maior importância à imaginação, à originalidade e à expressão individual, através das quais poderiam alcançar o sublime e o genial.

Características do Romantismo

O Romantismo é constituído por várias características tais como:

Individualismo: os românticos libertam-se da necessidade de seguir formas e padrões já consagrados, abrindo espaço para amanifestação da individualidade, muitas vezes definida por emoções e sentimentos.
Subjectivismo: o romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com a sua opinião sobre o mundo. O subjectivismo pode ser detectado através do uso de verbos na primeira pessoa. Trata-se sempre de uma opinião, dada por um indivíduo que baseia a sua perspectiva naquilo que são as suas sensações. Com plena liberdadepara criar, o artista romântico usa as suas emoções pessoais para através delas fazer as suas obras. O "Eu" é o foco principal do subjectivismo.
Idealização: o autor usa a imaginação para idealizar temas, exagerando em algumas de suas características. A Idealização é marcada por descrições complexas e detalhadas e por muitos adjectivos.
Egocentrismo: é a colocação do ego no centro de tudo.Vários artistas românticos escrevem, nos seus poemas e textos, os seus sentimentos acima de tudo. Pode-se considerar, que o egocentrismo é um subjectivismo exagerado.

Sentimentalismo: todos os poemas românticos apresentam um grande sentimentalismo através da emoção, sendo os mais comuns relativos á saudade, á tristeza e á desilusão. Os poemas expressam o sentimento do poeta, as suas emoções e sãocomo o relato sobre uma vida. O romântico analisa e expressa a realidade por meio dos sentimentos. E acredita que só sentimentalmente se consegue traduzir aquilo que ocorre no interior do indivíduo relatado.
Natureza interagindo com o "Eu" lírico: a natureza, no Romantismo, expressa aquilo que o "Eu" lírico está a sentir no momento. A natureza pode estar presente desde as estações do ano, comoformas de passagens, a tempestades, ou dias de muito sol. No Romantismo, a natureza interage com o "Eu" lírico e funciona como a expressão mais pura do estado de espírito do poeta.
Grotesco e sublime: o "belo" e o "feio" agrupam-se. Como por exemplo, a jovem idealizada, apaixona-se por uma criatura horrenda.
Federalismo: alguns românticos interessavam-se pela origem do seu povo, da sua língua e doseu próprio país.


Romantismo na literatura


O Romantismo surge na literatura quando os escritores trocam o mecenato aristocrático pelo editor, com o objectivo de cativar o público leitor. Esse público estará entre os pequenos burgueses, que não estavam ligados aos valores literários clássicos e, por isso, apreciavam mais a emoção do que a subtileza. A história do Romantismo literário é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!