Romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROMANTISMO



Definição e contexto histórico
O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico que surgiu no final do século XVIII na Europa, e que continuou até boa parte doséculo XIX. Ficou marcada por sua visão contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a firmar os estados da Europa.
O Romantismo surgiu na Europa. Em uma época em que oambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam sistemas de governo despóticos e surgia o liberalismo político. No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, a rejeição àsregras.
No Brasil, o Romantismo teve partida no início do século XIX, onde contribuiu de forma decisiva para a formação de uma verdadeira identidade nacional e, consequentemente, uma literatura comcaracterísticas mais brasileiras. A chegada da família real portuguesa em 1808 já dava a ideia de que seria um século de marcantes mudanças na estrutura política, econômica e cultural no país. D. JoãoVI, além de criar novas escolas, bibliotecas e museus, deu início à tipografia, que resultou a impressão de livros, onde até então feitos em Portugal e tomou medidas importantes visando odesenvolvimento nacional, abrindo portos para comércio com o mundo, o que significava a fácil entrada de novas tendências culturais, principalmente europeias.

Características
Em oposição direta ao Arcadismo,o Romantismo, marco de início do Período Nacional da literatura brasileira, que se estende até os dias atuais, tem como lema a subjetividade, ou seja, a opinião própria e a liberdade de expressão.Essa busca dos sentimentos e da liberdade entra em choque, porém, com a realidade humana e muitas vezes gera a insatisfação, a depressão e a melancolia em relação ao mundo incompreendido. Aconsequência quase sempre é a fuga, a busca pela morte e pelos ambientes exóticos.
No Brasil, o Romantismo desenvolveu-se principalmente nos gêneros romance e poesia. O romance estava em destaque na Europa...
tracking img