Roma antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Roma

Índice

Introdução....................................................................................1
Roma – Historia............................................................................2
A republica....................................................................................2.1
As grandes conquistas e o fim da republica.................................2.2
O altoimpério...............................................................................2.4
O baixo império............................................................................2.5
Do séc. II a.C. aos primeiros séculos do império..........................2.6
Os primeiros séculos do império..................................................2.7
Do séc. I ao séc. IIId.C..................................................................2.8
A época constantiniana................................................................2.9
Conclusão....................................................................................3
Bibliografia..................................................................................4


Introdução
Neste trabalho será apresentado a história sobre Romaantiga, onde incluem os principais temas abordados: religião, conquistas, a forma de ser governada, suas leis e povos que nela habitavam.


Roma
Historia
(As origens lendárias e históricas)
Os antigos ligavam dois grandes ciclos de lendas ao nascimento de Roma: a lenda de Enéias, o troiano fugitivo que veio estabelecer-se no Lácio (séc. XII a. C.) e fundou Lavínia, de onde Roma nasceriadepois; e a lenda de Rômulo, o fundador de Roma (753 a. C.), que traçou ao redor do Palatino, uma das “sete” colinas, o sulco sagrado, primeira imagem do contorno urbano. Assim, quatro século preenchidos pelos reinados de 12 reis albanos separaram a fundação de Alba por Ascânio (ou Iúlo), filho de Enéias, da fundação de Roma. A Rômulo, primeiro rei de Roma , sucederam, até o fim do séc. VII a.C.,reis latinos e sabinos: Numa Pompílio, Tulo Hostilo e Anco Márcio; em seguida, três monarcas etruscos: Tarquínio, o Antigo , Sérvio Túlio e Tarquínio, o Soberbo. Em 509 a.C., Roma libertou-se do jugo de Tarquínio, aboliu a realeza e fundou a República.
As diferentes conclusões resultantes desses relatos lendários e das escavações arqueológicas permitiram esboçar o quadro da história primitiva deRoma. No séc. VIII a.C., existia uma aldeia no Palatino. Durante o séc. VII a.C., as outras colinas cobriram-se de povoados, e as aldeias do Palatino, do Esquilino e do Célio formaram uma confederação, o Septimontium. Esta liga de laços muitos precários, foi contemporânea da queda de Alba.
A organização social e política da época real. Por volta de 575 a.C., Roma caiu sob o domínio dos etruscos,que transformaram a federação das aldeias numa verdadeira cidade, impondo os quadros de um governo monárquico e dando a Roma seu primeiro ornato monumental. As instituições romanas definiram-se as gentes, grandes famílias, cujos membros patrícios diziam provir de um antepassado comum. Em face dessa aristocracia de proprietários de terras, os únicos que não tinham acesso ás honras publicas e aossacerdócios era uma massa popular, a plebe, que não tinha, em principio, nenhum direito político ou jurídico. À frente do Estado, o rei governava como senhor autoritário. Ele era assistido por um senado composto pelos chefes das gentes. O povo, dividido em trinta cúrias e em três tribos, reunia-se nas assembléias dos comícios curiais.

A Republica

Conforme a tradição, 500 a.C. foi a data doestabelecimento da Republica. O poder executivo do rei passou então para dois magistrados anuais, os pretores, chamados depois cônsules. No inicio nada excluía os plebeus co consulado. Muito breve, porem o patriciado confiscou-lhes o poder. Excluídas das magistraturas, a plebe optou, a principio, por um separatismo secionado, em torno do Aventino, com sua assembléia (concilium plebeis) e seus...
tracking img