Rocha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais.
Uma formada por um único tipo de mineral é uma rocha minerálica (ex: mármore).
Uma rocha formada por vários tipos de minerais é uma rocha poliminerálica(ex: granito).

TIPOS DE ROCHAS
Ao longo do processo de formação do planeta, a crosta terrestre, oulitosfera, conheceu a geração de diversos tipos de rochas. Essas se dividem, quanto à sua origem, em três tipos:
- magmáticas ou ígneas
- sedimentares
- metamórficas
No início de sua formação, a litosfera era constituída por rochas que se consolidaram com o resfriamento do magma – são as chamadas rochas ígneas ou magmáticas. Essas formações rochosas, ao entrarem em contato com o ar, a água e asgeleiras, passaram a sofrer a ação do intemperismo (decomposição química e desagregação mecânica), tornado-se, assim, particularizadas e específicas, o que possibilitou seu transporte por agentes erosivos (vento, chuvas, e geleiras) a depressões do relevo, que passaram a ser preenchidas por sedimentos que, também através de processos físicos e químicos, consolidaram-se como rochas sedimentares. Oterceiro tipo de rocha que se forma na crosta terrestre é a metamórfica, que consiste na transformação, no interior da crosta, das rochas ígneas e sedimentares em função da pressão e de altas temperaturas.

Rochas magmáticas
As rochas magmáticas resultam da consolidação e cristalização do magma. O magma é umasubstância fluida, total ou parcialmente fundida, constituída, essencialmente, por uma fusão complexa de silicatos, silício e elementos voláteis, tais como vapor de água, cloretos, hidrogénio, flúor, e outros.
1) Das rochas magmáticas:
2) Das rochas metamórficas:
3) Das rochas sedimentares:
Os magmas encontram-se na crosta terrestre a diferentes profundidades, em câmaras magmáticas, a diferentestemperaturas de fusão as quais dependem da composição química do magma, da pressão a que está sujeito e da temperatura da rocha confinante.



As rochas resultam do arrefecimento do magma.
Podem ser:
. Intrusivas ou plutónicas – como se formam no interior da crosta, são rochas que arrefecem lentamente. O granito é um exemplo, possuindo cristais bem visíveis. Esta rocha éconstituída por três minerais: feldspato, mica e quartzo.
. Extrusivas ou vulcânicas – formam-se na superfície do planeta e o seu arrefecimento é rápido. Uma destas rochas é o basalto, este apresenta uma cor escura, é compacto e muito duro.
Rochas Magmáticas ou ígneas: São rochas originadas através materiais em estado de fusão que se solidificam por resfriamento, entre eles os minerais feldspatos,a os óxidos metálicos, os minerais silicatos ferro-magnesianos, etc.

Rocha Magmática



Rochas Sedimentares
Rochas Sedimentares são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas, contém material fóssil, formam as bacias.
As rochas sedimentares são um dos três principais grupos de rochas (os outros doissendo as rochas ígneas e as metamórficas) e formam-se por três processos principais:
· Pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas (conhecidas como rochas sedimentares elásticas)
· Pela deposição dos materiais de origem biogénica;
· Pela precipitação de substâncias em solução.
As rochas sedimentares podem ser divididos em:
· Detríticas
· Orgânicas
·Químicas
O termo arenito corresponde á área litificada. É composto por quartzo, feldspato (ou outros minerais de origem ígnea).



Calcários são formados a partir do mineral calcita.


Conglomerado é formado por clastos rolados de tamanho superior a 2cm.


Argilitos são rochas lutáceas, contem quartzo, feldspato, calcários e micas.


Quando puros, os argelitos são brancos...
tracking img