Ritual de homenagem, senhorio e vassalem. g. fourquin.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB





Edgar Rodrigues da Silva
Zenaide do Prado Almeida Matos





Sistema Feudal
Senhoril e feudalidade









Vitória daConquista Ba
2011
Edgar Rodrigues da Silva
Zenaide do Prado Almeida Matos






Sistema Feudal
Senhorio e feudalidade







Trabalho apresentado a UESB, como requisito parcial paraavaliação do II semestre do curso de História, na disciplina: História Medieval II.
Profª Drª R ita de Cássia Mendes




Vitória da Conquista Ba
2011

Sistema Feudal
O sistema feudal é umaorganização econômica, social e política baseado em vínculos de dependência, na qual uma classe de guerreiros domina uma massa campesina que explora a terra, garantindo a sobrevivência de senhores eservos. As relações feudais são estabelecidas entre membros do grupo dominante (nobres) e as relações senhoriais aconteciam entre membros de um grupo inferior (não nobres) e outro do grupo dominante(nobre). Esse sistema é a síntese de dois modos de produção existentes nos séculos finais da Antiguidade, o romano, escravista e o germânico, comunitário, tendo o feudalismo surgido como resultado daconvergência entre esses dois modos de produção.

Senhorio e Feudalidade
“[...] Aquele que jura fidelidade ao seu senhor deve ter sempre presente na memória estas seis palavras: incólume, seguro,honesto, útil, fácil e possível. Incólume, na medida em que não deve causar prejuízos corpóreos ao seu senhor; seguro, para que não traia os seus segredos ou armas pelas quais ele se possa manter emsegurança; honesto, para que não enfraqueça os seus direitos de justiça ou de outras matérias que pertençam à sua honra; útil, para que não cause prejuízo às suas possessões; fácil ou possível, vistoque não deverá tornar difícil ao seu senhor o bem que ele facilmente poderia fazer, nem tornar impossível o que para ele seria possível.”
Extrato do documento “De Fulbert de Chartres ao Duque de...
tracking img