Riscos fisicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Considera-se ruído qualquer som que traga uma sensação auditiva desagradável e perturbadora. A utilização do termo ruído tem gerado controvérsias pois sempre associam-se a sons indesejados e desagradáveis, mas deve se ter em mente quem sons ‘agradáveis’ ao nossos ouvidos, por exemplo uma música, dependendo da intensidade que esta sendo escutada pode causar danosauditivos irreversíveis .
O ruído não prejudica somente a audição, apesar de seus efeitos serem percebidos e bem caracterizados nesse sentido. O ruído também pode causar zumbido, cefaléia, plenitude auricular, tontura, distúrbios gástricos (gastrite e úlcera gastroduodenal), alterações transitórias na pressão arterial, estresse, distúrbio da visão, atenção e memória, do sono e do humor. Osdistúrbios atribuídos à exposição vão depender da frequência, intensidade, duração e o ritmo do ruído, assim como do tempo de exposição individual.

Desenvolvimento

Nos dias de hoje é de conhecimento geral que o ruído esta presente em nosso cotidiano. Seja no transito, ouvindo uma musica com fone de ouvidos, se divertindo ou trabalhando, o indivíduo esta exposto direta ou indiretamente a níveis deruídos bastante elevados. Estes ruídos se não for controlado pode vir a causar danos em todo organismo e principalmente danos irreversíveis a audição.
O progresso tem trazido muitas vantagens para todos, porém consigo muitas desvantagens com a poluição do ar, da água e também a poluição sonora. Os termos saúde e ruído vem sendo associados cada vez mais, percebe-se que com o passar do tempo ficaevidente que interfere de varias maneiras na vida do homem, geralmente são interferências desagradáveis e irrecuperáveis.

TIPOS DE RUÍDOS

Ruído direto: indivíduo diretamente na frente da fonte geradora do ruído.
Ruído refletido: não esta perto da fonte sonora, mas esta próximo do obstáculo refletor. Ex.: eco.
Ruído de fundo: como o próprio nome já diz, não esta diretamente ligado ao ambiente,e sim indiretamente. Ex.: transito.
Todos os tipos de som são percebidos pelo ouvido que é formado por três partes distintas:
Ouvido externo: destinado a concentrar as ondas sonoras.
Ouvido médio: destinado a transmitir as ondas sonoras ao nervo auditivo.
Ouvido interno: destinado a alojar as terminações do nervo auditivo cuja sensibilidade especial da lugar à percepção de sons.
O nível deruído é medido com um sonômetro que nos da uma leitura direta em decibéis (DB). O nível de ruído associado ao tempo de exposição determina a dose de ruído recebida pelo individuo e sugere possíveis consequências.

Ruídos no trabalho
Os acidentes de trabalho são o maior agravo à saúde do trabalhador e sabe-se que trabalhador exposto ao ruído ocupacional intenso representam um maior risco dese acidentarem. O primeiro sinal de ruído elevado num ambiente e a dificuldade para ouvir a fala de outra pessoa. As perturbações na comunicação e no trabalho intelectual ocorrem a partir de 80 dB em oito horas de exposição.
No ambiente o ruído pode causar os seguintes efeitos:
Problemas de comunicação: causa erro na interpretação das palavras;
Baixa concentração: causa falhas na realização dastarefas;
Provoca desconforto: causa incômodo;
Nervosismo: causa irritabilidade;
Cansaço: causa estresse e indisposição;
Baixo rendimento: causa queda na produção;
Provoca acidentes: perde a percepção;
Trauma acústico: surdez provocada por um ruído repentino; ex.: explosões;
Perda auditiva temporária: a perda da audição se recupera em 24-48 horas, após um descanso diário;
Perda auditivapermanente: a perda da audição e definitiva e normalmente se da de forma agressiva;

Efeitos do Ruído no organismo
Estreitamento dos vasos sanguíneos, contração muscular, ansiedade e tensão, alterações menstruais na mulher, impotência sexual no homem, zumbido e dilatação na pupila, aumento da produção de adrenalina e da tireoide e aumento de batimento cardíaco.
Prevenção

Objetivo: Evitar...
tracking img