Risco quimico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Risco Químico
Agentes quimicos

São substâncias ou produtos que podem contaminar o ambiente de trabalho reagindo com o organismo humano provocando lesões mediatas ou imediatas, dependendo da:
.Composição
.Concentração
.Via de penetração
.Tempo de exposição

: Poeiras, Fumos, Névoas, Gases, Vapores e Produtos químicos em geral.

POEIRAS

São partículas sólidas, geralmenteformadas por processos de desintegração mecânica de sólidos. Como exemplo: sílica, abestos, chumbos, minérios, algodão.


Doença Ocupacional

Silicose

A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de poeiras com sílica-livre.
Existem três tipos de silicose:
-Silicose crônica simples resulta da exposição por um longo período (mais de 20 anos) a pequenas quantidades de pó de sílica. Opó de sílica causa inchaço nos pulmões e nos linfonodos do peito. Essa doença pode fazer com que as pessoas tenham dificuldades para respirar. Essa é a forma mais comum de silicose.

-Silicose acelerada - ocorre após a exposição a maiores quantidades de sílica em um curto período (de 5 a 15 anos). O inchaço dos pulmões e os sintomas ocorrem mais rápido do que na silicose simples.

-Silicoseaguda - resulta da exposição a quantidades muito grandes de sílica em um curto período. Os pulmões ficam muito inflamados e podem se encher de líquido, causando forte falta de ar e baixos níveis de oxigênio no sangue.


Os trabalhadores que estão expostos a silica são: De mineração, Indústrias de Cerâmica, Metalurgicas , Fábricas de Vidros e etc.

Sintomas:
- Tosse, falta de ar e perda de peso.Tratamento:
-Não há um tratamento específico para a silicose. A remoção da fonte de exposição à sílica é importante para evitar que a doença piore. Os tratamentos de apoio incluem medicamentos para tosse, broncodilatadores e oxigênio, caso sejam necessários. São prescritos antibióticos para infecções respiratória, caso sejam necessários.
As pessoas com silicose têm maior risco dedesenvolver tuberculose .



Pneumoconiose dos Trabalhadores do Carvão

É uma doença pulmonar ocupacional que tem como causa o depósito de pó de carvão nos pulmões.


Entre os trabalhadores o perfurador que opera no subsolo com o martelo de ar comprimindo a seco, é o que está mais exposto à doença mesmo porque as rochas de carvão podem ser ricas em sílica.

Sintomas:
Manchas pelo acumulo decarvão nas células do técido pulmonar, Tosse com secreção mucosa ou purulenta e Dispneia.

Tratamento:
Não existe tratamento para quem trabalha com carvão. Mais há como prevenir.

A prevenção é feita por meio da abolição do pó de carvão no ambiente de trabalho. Indivíduos que trabalham em minas de carvão realizam exames radiográficos de 4 a 5 anos, para que a doença possa ser detectada emestágio inicial. Quando esta é observada, o trabalhador deve ser transferido para outro local com reduzidas concentrações de pó de carvão para que não evolua para fibrose maciça progressiva.


Asbestose

É uma doença que apresenta como etiologia o pó de amianto, também denominado asbesto. Ocorre uma tentativa de cicatrização do tecido pulmonar, devido à inalação desse pó.

Os trabalhadoresmais afetados são os da construção civil, marmorarias e etc.

Sintomas:
Tosse, respiração sibilante( cada vez mais dificil) e 15% apresentam dispneia e insuficiencia respiratória.

Tratamento:
A maior parte dos tratamentos para esta doença visa aliviar os sintomas. A administração de oxigênio atenua a dispnéia, bem como a drenagem do líquido presente na cavidade pleural facilita arespiração.




Beriliose
Esta doença é caracterizada por um distúrbio causado por hipersensibilidade ao berílio por exposição no trabalho.

Os órgãos mais afetados são o pulmão e a pele

Os principais afetados são trabalhadores de fábricas que utilizam o berílio como matéria-prima e de indústrias aeroespacial.


Sintomas:
Como principais sintomas incluem tosse seca, dor no peito, falta...
tracking img