O varejo tradicional e o surgimento do e-commerce: das transações de balcão ao clique do mouse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O VAREJO TRADICIONAL E O SURGIMENTO DO E-COMMERCE: DAS TRANSAÇÕES DE BALCÃO AO CLIQUE DO MOUSE

Centro Universitário de Belo Horizonte ? UNI-BHPró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e ExtensãoCurso de Especialização "Lato Sensu" em Marketing e ComunicaçãoO VAREJO TRADICIONAL E O SURGIMENTO DO E-COMMERCE:
DAS TRANSAÇÕES DE BALCÃO AO CLIQUE DO MOUSE1
Marília de Lima Fonseca2
Admir RobertoBorges3
Belo Horizonte, 27 de outubro de 2010.
ResumoEste artigo apresenta uma análise do impacto do surgimento da Internet sobre o varejo tradicional e da importância de se adaptar às novas tendências de consumo trazidas pelo comércio eletrônico. A partir de dados secundários, baseados em fundamentação teórica, complementado por uma pesquisa qualitativa não probabilística por julgamento, com entrevistapessoal e individual, verificou-se que o e-commerce não substituirá as lojas reais; as lojas virtuais devem ser tratadas como uma extensão do varejo tradicional; o varejista com ponto físico que não acompanhar as mudanças do mercado perderá espaço para a concorrência online. Em se tratando de assunto relativamente novo, sujeito a mudanças, uma análise mais a fundo e cautelosa trará respostassignificativas aos futuros investimentos na Internet.
Palavras chaves: varejo com loja, tendências de mercado, internet, e-commerce
AbstractThis article presents an analysis of the impact of the emergence of the Internet on traditional retailers and the importance of adapting to new consumer trends brought about by electronic commerce. From secondary data, based on theoretical basis, complemented byqualitative research by non-probability trial, with personal and individual interviews, it was found that e-commerce will not replace the store with the physical point; online stores must be treated as an extension traditional retail, the retailer with physical point that does not adapt will lose market to online competition. Being a new subject, subject to change, a deeper analysis and cautiouswill bring significant responses to future Internet investments.
Keyword: retail with the physical point, market trend, internet, e-commerce
1Artigo Científico, apresentado como trabalho de conclusão de curso de pós-graduação do curso Marketing e Comunicação.
2Graduada em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, e pós-graduanda em Marketing e Comunicação, ambos os cursos realizadospelo Centro Universitário de Belo Horizonte

1 INTRODUÇÃO Anos atrás, entendia-se por varejo toda prática comercial realizada em uma loja, na rua ou, até mesmo, de porta em porta, na casa do consumidor. Depois surgiram novas possibilidades, dispensando a interação face a face entre vendedor e cliente e, consequentemente, a existência de um espaço físico, vieram as vendas por telefone e pelocorreio, mas nenhuma dessas práticas marcaram tanto o varejo, ou uma época, quanto a Internet. Tudo isso é resultado, não apenas dos avanços tecnológicos, mas do marketing, das estratégias que procuram atender as expectativas de um sujeito consumidor cada vez mais exigente, que busca satisfação, praticidade e conforto, que contribui para um mercado em permanente transformação. Para se adequar a essenovo tipo de sociedade e as suas necessidades, surgiram novas técnicas e novos meios de se chegar mais próximo do consumidor final, dentre eles a Internet. Chegar próximo, não no sentido literal de co-presença definido por Thompson (1998), mas de estar presente, mesmo que virtualmente, a qualquer momento, onde e quando alguém precisar.
Acredita-se que, o crescimento da rede, de suas possibilidadese o aumento dos investimentos no meio, será inevitável. No entanto, em se tratando de um assunto relativamente novo, ainda existe muita complexidade em torno do mercado eletrônico e dúvidas quanto ao futuro do varejo tradicional. Esta é a proposta deste artigo, entender as novas tendências de consumo e estudar um meio complexo e significativamente novo, frente ao tempo de existência do varejo...
tracking img